Praga dos pombos em Gersthof: alimentando senhoras em uma disputa com os moradores!
Währing está enfrentando problemas com pombos em Gersthof. Os moradores reclamam da alimentação enquanto as autoridades procuram soluções.

Praga dos pombos em Gersthof: alimentando senhoras em uma disputa com os moradores!
As coisas estão fervendo em Währing, especialmente em Gersthof. Um problema crescente com pombos tem atormentado os residentes do distrito há vários anos. Os moradores reclamam há dois anos sobre a colonização de pombos e os efeitos que a acompanham, como os enormes depósitos de pássaros nas ruas e edifícios. O serviço de vida selvagem MA 49 registou este problema já em 2023 e notou um aumento da presença de pragas emplumadas.
Agora foi identificada uma mulher que alimenta regularmente os pombos e pode, portanto, agravar a situação. De acordo com um relatório de meinbezirk.at, a administração distrital identificou esta senhora e um pequeno grupo de pessoas alimentando-se em determinados “locais de alimentação”. Curiosamente, a mulher refere-se à iniciativa de cidadãos “Grupo de Trabalho Pigeons Viena”, mas não é membro deste grupo. O grupo de trabalho enfatizou que a mulher não tinha intenção de fazer mal e até ajudou pombos feridos.
Diálogo e resistência
A administração distrital já tentou falar com a senhora no sentido de sensibilizar os moradores para o incómodo. Porém, segundo relatos, a mulher reage de forma agressiva às críticas e pedidos para interromper a alimentação. Há aqui um dilema jurídico: de acordo com a Lei de Limpeza de Viena, a alimentação só é punível se a comida for deixada para trás.
MA 49 salientou urgentemente que os transeuntes também deveriam abster-se de alimentar os pombos. Uma proposta de solução que está a ser discutida pelo conselho distrital é a construção de um pombal. Uma proposta correspondente de implementação foi aprovada por unanimidade em dezembro de 2024, e as discussões sobre um mecanismo adequado e o seu financiamento estão em pleno andamento.
Controle populacional como solução?
De acordo com o colectivo municipal de pombos, existem várias medidas para controlar a população de pombos. Um método comprovado são os pombais tripulados, que não só reduzem a pressão reprodutiva, mas também podem reduzir a poluição nos edifícios circundantes. Os pombos reproduzem-se nestes pombais enquanto os seus ovos são substituídos por bonecos. Isto garante uma redução real do seu número nas áreas urbanas.
Existe também a opção de esterilização por meio de procedimentos minimamente invasivos, que, no entanto, estão associados a certos riscos. Soluções de longo prazo e tratamentos que respeitem o bem-estar dos animais são o foco para superar os desafios de forma sustentável. Embora alguns métodos como o Ovistop tenham sido testados em diversas cidades no passado, estudos demonstraram que não conseguiram produzir uma redução significativa na população de pombos.
Os residentes de Währing devem, portanto, continuar a encontrar soluções para o seu problema com os pombos. Em uma extremidade do espectro está o alimentador, que se comporta como bem entende. No outro extremo, contudo, já existem abordagens iniciais para a implementação de estratégias eficazes e amigas do bem-estar animal para controlar a população de pombos e garantir novamente um ambiente de vida agradável.