Luta contra o tráfico de seres humanos: Viena discute temas tabus e apoio às vítimas

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Viena discute o tráfico de seres humanos e a prostituição forçada numa conferência especializada - os especialistas apelam a uma melhor protecção e educação das vítimas.

Wien diskutiert auf Fachtagung über Menschenhandel und Zwangsprostitution – Experten fordern besseren Opferschutz und Aufklärung.
Viena discute o tráfico de seres humanos e a prostituição forçada numa conferência especializada - os especialistas apelam a uma melhor protecção e educação das vítimas.

Luta contra o tráfico de seres humanos: Viena discute temas tabus e apoio às vítimas

A conferência da “Plataforma contra a Exploração e o Tráfico de Seres Humanos” teve lugar recentemente em Viena e celebrou o seu 10º aniversário. No Juridicum, organizações de ajuda locais e especialistas internacionais reuniram-se para discutir temas como a exploração sexual, as práticas de casamento forçado e a situação deprimente das vítimas do tráfico de seres humanos na Áustria. Este evento é mais relevante do que nunca porque, apesar das leis aplicáveis, ainda existem desafios significativos para as pessoas afetadas.

Ir. Anna Mayrhofer, líder do “Solwodi Austria”, quebrou o silêncio sobre o tema tabu da prostituição forçada. Ela destacou as enormes dificuldades que as vítimas enfrentam para se libertarem dos seus algozes. Os clientes de países terceiros muitas vezes não têm o estatuto de residência garantido nem o acesso ao mercado de trabalho. Isto depende muitas vezes da sua relevância como testemunhas e, portanto, limita a sua capacidade de escapar e criar uma nova vida.

Os desafios do sistema jurídico

Maryam Alemi, assessora jurídica da Caritas da Arquidiocese de Viena, destaca a importância da credibilidade das vítimas para as autoridades. Muitas das pessoas afetadas têm medo de apresentar acusações criminais porque os processos judiciais são extremamente estressantes emocionalmente. É por isso que o que eles tiveram que passar muitas vezes não é ouvido. Uma preocupação central do evento foi o direito incondicional das pessoas afectadas a cuidados médicos e a uma autorização de residência, mesmo que não queiram fazer uma declaração contra os seus perpetradores.

A questão do tráfico de seres humanos também está a ser analisada com mais intensidade a nível europeu. Em Abril de 2024, o Parlamento Europeu aprovou um acordo que aborda os desafios na luta contra a exploração. É dada especial atenção à exploração através da barriga de aluguer. Aqui a violência e o engano são reconhecidos como um método para forçar as mulheres a assumir este papel. O objectivo do acordo é reforçar os direitos das vítimas e responsabilizar os perpetradores. A proteção eficaz das pessoas afetadas é essencial, especialmente tendo em conta o aumento da criminalidade digital, que facilita ainda mais o tráfico de seres humanos.

Perspectivas globais e ações locais

As discussões em Viena também estabeleceram ligações com questões globais. Reinhard Heiserer, do “Jugend Eine Welt”, destacou a situação precária das crianças nos países em desenvolvimento, que são frequentemente exploradas como trabalhadoras na agricultura ou na indústria. Esta realidade também está diretamente relacionada com a prosperidade dos países desenvolvidos e mostra a importância da introdução de uma legislação eficaz na cadeia de abastecimento para responsabilizar as empresas.

Mas não é apenas a utilização da tecnologia que conduz a novas formas de exploração. O tráfico de seres humanos também é um problema generalizado na Alemanha. As mulheres são exploradas no país e no estrangeiro em indústrias como a restauração, a construção e até os transportes. Muitas vezes são estabelecidas redes de crime organizado e, cada vez mais, mulheres que actuam como cúmplices.

Dadas estas impressões, a pressão política deve continuar a ser mantida para provocar as mudanças necessárias. A Plataforma Contra a Exploração e o Tráfico de Seres Humanos continua a ser um interveniente importante na promoção de estratégias internacionais e locais de combate ao tráfico de seres humanos.

Mais informações sobre o tráfico de seres humanos e como combatê-lo podem ser encontradas em katholisch.at, europarl.eu e hilfetelefon.de.