Viena celebra crescimento: comunidade ortodoxa ganha novos membros!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A crescente comunidade ortodoxa de língua alemã em Viena celebra ordenações e patrocínios; O Metropolita Arsênios promove a comunidade e a fé.

Die wachsende deutschsprachige orthodoxe Gemeinde in Wien feiert Weihen und Patrozinium; Metropolit Arsenios fördert Gemeinschaft und Glauben.
A crescente comunidade ortodoxa de língua alemã em Viena celebra ordenações e patrocínios; O Metropolita Arsênios promove a comunidade e a fé.

Viena celebra crescimento: comunidade ortodoxa ganha novos membros!

No dia 11 de novembro de 2025, a comunidade ortodoxa em Viena registou desenvolvimentos positivos. A comunidade de língua alemã, fundada em 2017 pelo Metropolita Arsenios Kardamakis na Metrópole da Áustria, está a crescer de forma constante e recentemente celebrou novos membros e consagrações. De acordo com vaticannews, cada vez mais pessoas frequentam a Igreja Ortodoxa quando adultos. A comunidade inclui crentes de origem grega e membros de outras nações ortodoxas.

No domingo passado, realizou-se na Catedral da Trindade uma missa solene por ocasião do padroado em homenagem a São João Crisóstomo, eminente Doutor da Igreja e ex-Patriarca de Constantinopla. Cedomir Mijic foi ordenado diácono, enquanto outro diácono, Sava Kucenko, foi ordenado em setembro. No futuro, Kucenko estará envolvido na pastoral da comunidade de língua alemã.

Apelo dramático à unidade

Mas não só a própria comunidade não está isenta de desafios: neste contexto, o presidente da Conferência Episcopal Alemã apelou a soluções para a actual crise de confiança. O número crescente de membros também pode ser visto como um passo para fortalecer a comunidade e resolver os problemas actuais que afectam a igreja.

As pessoas obviamente procuram orientação ética e espiritual. O compromisso com a valorização das tradições e da cultura desempenha aqui um papel importante. A igreja pode assumir um papel pioneiro aqui.

Doutores da Igreja e seu significado

João Crisóstomo é considerado não apenas uma figura importante na tradição ortodoxa, mas também como um dos primeiros doutores da igreja, cujos ensinamentos continuam a ter impacto até hoje. Os próprios Doutores são importantes teólogos e santos que influenciaram a teologia das igrejas cristãs e são reverenciados por isso pelas Igrejas Católica Romana e Ortodoxa. Enquanto no Ocidente o título é concedido formalmente pelo Papa, na Igreja Oriental isso muitas vezes ocorre através de concílios ou espontaneamente.

Na Igreja Católica, a lista dos Doutores da Igreja inclui agora 38 santos, sendo que as condições para esta honra incluem critérios rigorosos como o ensino ortodoxo e o estilo de vida santo. Entre os mais famosos estão os Padres da Igreja como Gregório de Nazianzo e Basílio de Cesaréia. A Wikipedia também aponta que numerosos teólogos, incluindo papas, foram incluídos na lista no século XVI, o que sublinha o importante papel da teologia no ensino da Igreja.

O aumento de membros da comunidade ortodoxa em Viena mostra que a igreja é um importante ponto de partida para muitos que procuram apoio e orientação espiritual. Continua sendo emocionante ver como esse desenvolvimento positivo impactará a comunidade.