The White Lotus”: Filmagens canceladas após caos no financiamento do filme!
As filmagens de “The White Lotus” foram canceladas devido à falta de financiamento para filmes na Áustria. Um grande revés para Viena.

The White Lotus”: Filmagens canceladas após caos no financiamento do filme!
Os renomados criadores de séries da HBO finalmente decidiram não filmar a quarta temporada da popular série “The White Lotus” na Áustria. Após meses de deliberações e esperanças de que Viena fosse uma opção como local de filmagem, esta ideia foi arquivada devido a incertezas financeiras e à estagnação do financiamento do filme. Este relatório serienjunkies.de.
Viena é discutida como favorita para filmagens há muito tempo, já que a Vienna Film Commission trabalha intensamente desde setembro de 2024 para atrair a produção para a capital federal. “O Lótus Branco” poderia ter enriquecido a vida cultural e económica da cidade como mais um título de prestígio. No entanto, as incertezas orçamentais e o programa de financiamento de filmes FISA+ temporariamente suspenso levaram à decisão final de transferir as filmagens para outro local. Marijana Stoisits, diretora-geral da Vienna Film Commission, confirmou que Viena estava entre os quatro candidatos finalistas no início de 2025, mas os responsáveis pela produção decidiram não optar pela localização devido às condições de enquadramento pouco claras.
Os antecedentes da decisão
O cancelamento deve-se principalmente à situação política e ao bloqueio do necessário programa de financiamento de filmes, FISA+, que está subordinado ao Ministério dos Assuntos Económicos. Este programa oferece às produtoras bolsas não reembolsáveis de 30% das despesas elegíveis. No passado, o programa FISA+ gerou mais de 347 milhões de euros em valor acrescentado no último ano e meio. No entanto, com a mudança de governo, as diretrizes de candidatura não são claras e, portanto, atualmente não é possível às empresas de produção apresentarem pedidos de financiamento. O antigo vice-chanceler Werner Kogler comentou isto e chamou a situação de “tragédia feita na Áustria” e enfatizou a necessidade urgente de manter a Áustria competitiva como local para produções cinematográficas, especialmente porque outras grandes produções como “Jogos Vorazes” também são afetadas.
Stoisits teme uma “queda massiva” nas filmagens em Viena no segundo semestre do ano, o que poderá ter um sério impacto na indústria cinematográfica nacional, que gerou mais de 1,6 mil milhões de euros em 2022 e empregou 9.762 pessoas.
Um revés para a Áustria como locação de filme
Contudo, a euforia face à atitude defensiva da produção cinematográfica nacional poderá não representar apenas um revés a curto prazo. O financiamento do cinema austríaco aumentou para quase 115 milhões de euros em 2023, o que corresponde a um aumento de 30,5% face ao ano anterior, mas os planos para o futuro parecem incertos devido à situação atual. Embora as filmagens da nova edição de “Inspector Rex” e da segunda temporada de “Crooks” estejam actualmente em curso na cidade, permanece a questão de saber se a Áustria conseguirá continuar a ser considerada um local de filmagem de primeira classe para as próximas produções de grande escala.
Os antigos locais de filmagem de “O Lótus Branco” tornaram-se verdadeiros ímanes turísticos após a sua transmissão, e efeitos positivos semelhantes seriam esperados na Áustria. Mas agora a indústria cinematográfica tem de se reorientar e encontrar soluções para manter a atractividade do país. Porque a situação é clara: se as condições gerais não melhorarem rapidamente, a Áustria poderá ficar ainda mais para trás no mapa mundial das locações cinematográficas. E isso seria uma perda amarga não só para a indústria cinematográfica, mas para todo o panorama económico e cultural do país.