Roubo de champanhe em Favoriten: policiais feridos, prisão no caos!
Um jovem de 24 anos em Viena-Favoriten resistiu após roubar vinho espumante. Três policiais ficaram feridos.

Roubo de champanhe em Favoriten: policiais feridos, prisão no caos!
As coisas ficaram turbulentas em Viena-Favoriten na noite de terça-feira, quando um policial de 24 anos causou comoção em um posto de gasolina. Pouco depois da meia-noite entrou num posto de gasolina na Triester Strasse, pegou duas garrafas de champanhe e saiu sem pagar. Mas não foi o suficiente: ele quebrou as garrafas no chão em frente ao posto de gasolina, causando mais uma comoção.
Quando a polícia chegou, o homem simplesmente queria desaparecer. Ele procurou segurança em um canteiro de obras próximo, mas sua tentativa de fuga deu certo para a polícia porque ele danificou a cerca do canteiro de obras no processo. Os policiais pediram repetidamente que ele parasse. Mas o jovem de 24 anos resistiu violentamente, chutou e mordeu um dos policiais. Como resultado, três policiais ficaram levemente feridos. Eventualmente, os serviços de emergência conseguiram prendê-lo. Por ordem do Ministério Público, ele foi levado para uma prisão, como relata Kurier.
Incidentes pontuais ou sinais de maior criminalidade?
Estes acontecimentos apenas afectam uma parte do espectro criminal em Viena. No domingo, 29 de junho, um motorista de 21 anos da Triester Strasse já havia chamado a atenção por seu estilo de direção agressivo. A polícia motociclista o deteve e descobriu que ele não tinha carteira de motorista e que tinha ficha criminal aberta de quatro dígitos. A situação agravou-se quando ele também resistiu à prisão e acabou por desaparecer num táxi. No entanto, o taxista o denunciou, o que permitiu à polícia intervir rapidamente e finalmente prender o jovem de 21 anos. Ele agora está ameaçado de graves consequências legais, de acordo com o relatório de MeinBezirk.
Uma análise dos números mostra que tais incidentes não são casos isolados. Em 2023, foram denunciados um total de cerca de 528 000 crimes na Áustria, o nível mais elevado desde 2016. Mais de um terço destes crimes ocorreram em Viena, que é considerada um centro de criminalidade. Estudos mostram que a maioria dos austríacos é de opinião que os imigrantes aumentam a criminalidade e que a criminalidade relacionada com a droga e os crimes económicos são particularmente populares aos olhos do público. Em 2023, houve cerca de 35.400 denúncias de crimes relacionados a drogas – a maioria dos quais ocorreu em Viena, relata [Statista](https://de.statista.com/themen/5337/ criminalitaet-in-oesterreich/).
A confiança da polícia e dos cidadãos
Embora os incidentes de resistência e agressão contra a polícia sejam preocupantes, a maioria da população acredita que a polícia está a fazer bem o seu trabalho. De acordo com um inquérito recente, 77% dos austríacos confiam na polícia. Mas há também uma procura crescente por mais ações contra o crime, especialmente na área do terrorismo islâmico, onde 85% dos inquiridos querem que sejam tomadas mais medidas.
Neste contexto, torna-se cada vez mais importante que as autoridades responsáveis mantenham a confiança no sistema jurídico. 72% dos cidadãos continuam a acreditar na justiça do sistema judicial, mesmo que possam ocorrer algumas crises. Em Viena, onde as taxas de criminalidade são sempre elevadas, o desafio para a polícia não diminui quando incidentes como o do agente da polícia de 24 anos provocam repetidamente agitação.