Monumento em perigo: torre de mergulho Ternitz à beira da extinção!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Rudolfsheim-Fünfhaus: Disputa sobre torre de mergulho no Ternitz Parkbad – preservação ou demolição? Especialistas e iniciativas de cidadãos apelam à proteção.

Rudolfsheim-Fünfhaus: Streit um Sprungturm im Parkbad Ternitz – Erhalt oder Abriss? Experten und Bürgerinitiativen fordern Schutz.
Rudolfsheim-Fünfhaus: Disputa sobre torre de mergulho no Ternitz Parkbad – preservação ou demolição? Especialistas e iniciativas de cidadãos apelam à proteção.

Monumento em perigo: torre de mergulho Ternitz à beira da extinção!

Em Ternitz, um património arquitetónico está em risco. A impressionante torre de mergulho de 10 metros projetada por Roland Rainer – um dos arquitetos mais famosos da Áustria, que também é responsável pelo Wiener Stadthalle e pelo centro ORF – corre o risco de ser vítima do martelo demolidor. No dia 10 de novembro, o município de Ternitz pretende tomar uma decisão sobre a demolição da torre de mergulho e da piscina. Este projeto está causando grandes preocupações entre arquitetos e interessados ​​em cultura.

Se os planos da cidade correrem conforme o previsto, a torre de mergulho, fechada desde 2020 devido a graves danos, poderá ser demolida por 115 mil euros. Isto poderia potencialmente poupar 50.000 euros por ano em custos operacionais. No entanto, o vice-prefeito do SPÖ, Peter Spicker, destaca que o reforço de aço da torre é visível em alguns locais, o que indica a urgência de medidas de renovação. Uma renovação total custaria 3,2 milhões de euros – um valor que não parece acessível para a cidade.

A resistência está crescendo

Mais de 80 arquitetos e instituições, incluindo a Fundação Austríaca de Arquitetura e a Iniciativa de Proteção de Monumentos, estão empenhados em preservar a torre de mergulho. Tem em mente uma “protecção parcial” que pelo menos ofereceria à piscina um certo nível de protecção em termos de preservação do monumento. Mas o Escritório Federal de Monumentos expressa preocupação: o que Rainer projetou uma vez poderia perder qualquer importância monumental suficiente através de sérias modificações na estrutura original. Uma linha tênue entre preservação e trivialidade.

A iniciativa para salvar a torre de mergulho também recebe o apoio dos cidadãos, que vêem a torre não apenas como uma piscina, mas também como parte da sua paisagem cultural. A piscina exterior, também desenhada por Rainer, é considerada uma importante obra de arquitectura.

Um olhar para o futuro

A cidade de Ternitz já tem novos planos de utilização do local. Em vez de reabilitar a icónica torre de mergulho, serão construídas no parque atracções modernas, como um campo de padel. Esta mudança de perspectiva mostra que nem todos na cidade têm o mesmo apreço pela história e pela arquitectura.

As próximas decisões poderão determinar não só o destino de um edifício, mas também a memória cultural de uma cidade em que as estruturas históricas estão intimamente interligadas com as identidades das pessoas. Os sinais apontam resistência – e os próximos dias mostrarão se será possível preservar o património arquitetónico ou se será dada prioridade à modernização. Continua emocionante em Ternitz!