Jovens pegos em flagrante: polícia prende assaltantes!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Cinco adolescentes invadiram uma oficina em Liesing. A polícia prendeu quatro. Os suspeitos imploraram quando foram descobertos.

Fünf Jugendliche brachen in Liesing in eine Werkstatt ein. Polizei nahm vier fest. Tatverdächtige flehten bei Entdeckung.
Cinco adolescentes invadiram uma oficina em Liesing. A polícia prendeu quatro. Os suspeitos imploraram quando foram descobertos.

Jovens pegos em flagrante: polícia prende assaltantes!

Na noite de 9 de julho de 2025, por volta das 21h45, a polícia do 23º distrito de Viena (Liesing) foi chamada para um assalto a uma oficina. Testemunhas relataram um grupo de cinco jovens que pularam uma cerca e mexeram em dois carros estacionados no pátio da oficina. Quando os adolescentes perceberam que estavam sendo vigiados, fugiram.

No entanto, a polícia chegou rapidamente ao local e conseguiu prender quatro dos suspeitos nas proximidades. As pessoas detidas incluem três rapazes de 16 anos da Áustria, Síria e Sérvia, bem como uma rapariga de 17 anos da Áustria. O quinto suspeito inicialmente permaneceu foragido e ainda é procurado pelos investigadores. Uma testemunha alertou a polícia após ver o grupo saqueando um veículo. Inicialmente não foi possível esclarecer se os jovens traziam consigo bens furtados, mas os policiais encontraram alguns itens que poderiam ter vindo do veículo, bem como indícios de possível abuso de álcool entre os suspeitos, o que impediu o interrogatório imediato.

Foco na criminalidade juvenil

Os incidentes que rodearam o arrombamento do workshop lançaram luz sobre as crescentes taxas de criminalidade juvenil, que é um problema não só em Viena, mas também noutros países europeus. Um relatório mostra que a violência juvenil na Alemanha atingiu um pico em 2024, com cerca de 13.800 casos, o que é mais do dobro do registado em 2016. Estão também a ser feitos trabalhos sobre vários factores que levam a este aumento, incluindo o stress psicológico causado pelas medidas Corona. Em comparação, o número total de jovens suspeitos caiu cerca de 6 por cento, para cerca de 452 mil casos, mas a proporção de homens entre os condenados permaneceu elevada - quase três quartos dos suspeitos são do sexo masculino.

A origem social, as alterações hormonais e o comportamento adquirido são frequentemente citados como razões para o comportamento de risco dos jovens. A discussão sobre a eficácia de punições mais severas e a necessidade de medidas preventivas é, portanto, mais relevante do que nunca. Conceitos para melhor apoiar as crianças e os jovens podem ajudar a evitar que caiam em caminhos criminosos.

O incidente em Viena é outro sinal de alerta que mostra que é importante tomar medidas para combater a criminalidade entre os jovens. À medida que as autoridades continuam a tentar gerir a situação, como dissuadir os jovens de seguir esse caminho é um desafio que precisa de ser discutido tanto a nível local como nacional.

Este incidente poderá ter consequências de longo alcance para os cinco jovens, especialmente para os dois jovens de 16 anos que já tiveram problemas com a lei. Como resultado da detenção e das investigações associadas, as estatísticas criminais continuarão provavelmente a determinar até que ponto a criminalidade juvenil se desenvolverá nos próximos meses.

Para obter informações actualizadas sobre este incidente e uma visão abrangente do desenvolvimento da criminalidade juvenil na Europa, remetemos para relatórios detalhados de 5 minutos e vol.at, bem como as análises abrangentes de Estatista.