Última Valsa” festiva na Konzerthaus: notas críticas sobre a dinastia Strauss
Experimente a série de eventos “Johann Strauss 2025” no Konzerthaus de Viena no dia 6 de junho, um programa cultural criativo para o 200º aniversário.

Última Valsa” festiva na Konzerthaus: notas críticas sobre a dinastia Strauss
Em 6 de junho de 2025, um evento especial da série “Johann Strauss 2025 Viena” aconteceu no renomado Konzerthaus em Viena. Neste dia, aniversário do funeral de Johann Strauss Jr. (falecido em 3 de junho de 1899), o evento foi comemorado sob o título “SALVE A ÚLTIMA VALSA PARA MIM”. Esta actuação única pretendeu não só homenagear o legado do compositor, mas também apelar ao público mais jovem, que se aglomerou nos foyers da sala de concertos e aplaudiu apesar de não haver bailes. Este é um contraste marcante com a vibrante dinastia Strauss do século XIX, que estava associada a uma certa graça e elegância. Enquanto os sons modernos da música enchiam o ar, um curta-metragem de Oskar Haag e Oliver Welter foi exibido ao fundo, oferecendo ao público uma visão introdutória.
O programa, que foi descrito como um “teatro-disco”, emocionou o público com apresentações de artistas como Lino Camillo, Peaches, The Royal Strauss Language Orchestra e Naked Lunch. Outro destaque foi a apresentação de uma paráfrase da Valsa Kaiser pela talentosa Verena Altenberger. No final deste evento de 105 minutos, Lars Eidinger assumiu a mesa do DJ e deu o final musical.
Um extenso programa de aniversário
O evento fez parte de uma celebração cultural muito maior que a cidade de Viena está planejando para marcar o 200º aniversário de Johann Strauss. Este ambicioso programa inclui um total de 65 produções e 3 exposições que acontecem em 69 locais diferentes de Viena. A variedade de ofertas vai desde concertos clássicos a performances não clássicas, operetas, apresentações teatrais, dança, circo, instalações, exposições, cinema e ciência. Um elemento-chave destas extensas celebrações é a valiosa colaboração com os cemitérios de Viena, que também permitiu a realização de um filme no túmulo de Johann Strauss.
Olhando para os próximos eventos, pode-se dizer que Viena tem uma mão muito boa nisso. Esta iniciativa pretende não só colocar em destaque os clássicos dos grandes mestres, mas também trazer uma lufada de ar fresco ao panorama musical atual. Os eventos destinam-se não apenas aos fãs obstinados da dinastia Strauss, mas também a todos os curiosos sobre as interpretações contemporâneas da música clássica.
Mais informações sobre o extenso programa podem ser encontradas em Johann Strauss 2025 ou em Jornal do distrito de Viena, onde também são destacados os diversos destaques do evento.