Novo projeto residencial Bona Dea: vida multigeracional no coração de Viena!
No coração de Viena-Donaustadt, estão a ser construídos projectos habitacionais intergeracionais que unem famílias e idosos.

Novo projeto residencial Bona Dea: vida multigeracional no coração de Viena!
Está a ser apresentado em Viena o novo projecto “Bona Dea”, que pretende trazer uma lufada de ar fresco ao mercado imobiliário com o seu conceito especial de vida geracional. A IMMOcontract cuidou da venda do ambicioso projeto, que não só visa oferecer um espaço habitacional moderno, mas também espaço para a comunidade. O projeto está localizado em Habe-die-Ehre-Gasse, no 22º distrito de Viena, e inclui um total de nove apartamentos em diferentes tamanhos, de 38 a 130 metros quadrados.
Os apartamentos deste edifício de tijolos maciços seguem os mais elevados padrões de eficiência energética. Estas incluem bombas de calor e um sistema fotovoltaico, que ajudam os residentes a viver de forma mais consciente do ponto de vista ambiental. Os preços começam nos 254.500 euros para um apartamento de duas assoalhadas e vão até 728.600 euros para o grande apartamento de seis assoalhadas.
Um lar para todas as gerações
O que caracteriza o conceito de vida geracional? Permite que várias faixas etárias vivam juntas num edifício residencial e, assim, promove a integração entre jovens e idosos. Uma particularidade do projeto “Bona Dea” é a possibilidade de divisão dos apartamentos em subáreas para famílias, o que cria espaço tanto para retiros como para atividades comunitárias. Este tipo de vida oferece uma solução ideal para famílias multigeracionais e famílias com crianças em crescimento.
A tendência para a vida intergeracional aumentou significativamente nos últimos anos. Muitas pessoas que procuram habitação enfrentam o desafio de encontrar um espaço adequado que satisfaça as suas necessidades. Os pais solteiros e os pais que trabalham, em particular, encontram apoio na vida intergeracional de vizinhos que podem, por exemplo, agir como “avós substitutos”. Isso não é tudo – os residentes mais jovens podem ajudar os idosos nas tarefas diárias, o que fortalece a interação social.
Crie um senso de comunidade
No entanto, o projecto em Habe-die-Ehre-Gasse não é o único que está a aderir ao movimento da vida geracional. Existem inúmeras iniciativas semelhantes em Viena. Por exemplo, está a ser implementado outro projeto na Meißauergasse 2a que irá criar apartamentos adequados à idade e apartamentos partilhados para pessoas idosas. Tais projectos são urgentemente necessários porque, de acordo com o Statistics Austria, haverá cerca de 2,6 milhões de pensionistas na Áustria em 2050.
Uma essência comum dos projectos habitacionais intergeracionais é a implementação de actividades comunitárias e reuniões de planeamento que ajudam a criar um forte sentido de vizinhança mesmo antes dos apartamentos serem ocupados. Isto não só promove a coesão social, mas também enriquece a vida de todos os envolvidos e cria um lar comum para todos.
Viena está no bom caminho para criar um lar para todas as faixas etárias, com uma vasta gama de projectos habitacionais multigeracionais, garantindo assim o futuro da habitação. O projecto “Bona Dea” é mais um passo nesta direcção orientada para o futuro, que é ecológica e socialmente sustentável.
Para mais informações sobre o projeto “Bona Dea” você pode ler o artigo em líderesnet.at leia. Você pode descobrir mais sobre outros projetos residenciais inovadores em Viena em buildingsocialecology.org e desenvolvimentos atuais na vida geracional wohnservice-wien.at.