Mimi desapareceu: Por favor, ajude-nos a encontrar o cachorro antes da véspera de Ano Novo!
Donos de cães, cuidado: a cadela desaparecida Mimi está sendo procurada em Grinzing. A véspera de Ano Novo pode ser perigosa para os cães!

Mimi desapareceu: Por favor, ajude-nos a encontrar o cachorro antes da véspera de Ano Novo!
A véspera de Ano Novo está chegando e com ela vem a preocupação com nossos companheiros de quatro patas. Em Viena, a situação do cão “Mimi” evoluiu dramaticamente. Em 23 de dezembro de 2023, temendo um grande estrondo, ela escapou do cinto peitoral em Flotowgasse, 1190 Viena. Apesar dos esforços imediatos de busca por parte de sua família, ela continua desaparecida até agora. Ela foi vista pela última vez perto de Billa, no 19º distrito. Parentes e ativistas dos direitos dos animais estão preocupados que Mimi e possivelmente muitos outros cães possam entrar em pânico e fugir em desespero nas próximas horas. Pistas sobre seu possível paradeiro levam a Grinzing, Neustift, Sievering, aos vinhedos, ao cemitério de Grinzing, Kaasgraben, Himmelstraße e Bellvuewiese. Caso veja alguma coisa, contacte imediatamente o 0664 911 35 40 para socorrer o cão. A associação de proteção animal Hunde-Such-Hilfe também está disponível para apoiar animais necessitados.
Mas esta história não é um caso isolado e reflecte um problema generalizado. De acordo com uma análise do aplicativo comunitário canino Dogorama, os fogos de artifício da véspera de Ano Novo são o principal motivo para a fuga dos cães. Cidades como Berlim, Hamburgo e Frankfurt am Main estão no topo da lista. Em Berlim, houve 493 casos registados de cães perdidos durante a véspera de Ano Novo 2024/2025, enquanto os dados dos últimos quatro anos mostram que um total de 428 cães desapareceram na Alemanha. A distração dos estrondos altos pode fazer com que os cães tenham um ataque de pânico, fazendo com que eles se libertem dos arreios ou fujam. Muitos donos de cães neste país podem lhe dizer uma ou duas coisas sobre isso - muitos cães também correm risco em Viena.
Sinais de ansiedade em cães
Quando os fogos de artifício explodem, os sintomas de ansiedade nos cães são muitas vezes inconfundíveis: tremores, respiração ofegante, ganidos e latidos são particularmente comuns. Uma postura agachada, pupilas dilatadas e cauda dobrada também podem ser sérios indícios de que seu querido amigo de quatro patas está sofrendo de estresse. O círculo vicioso continua: o cheiro desconhecido dos fogos de artifício pode desencadear memórias negativas e aumentar ainda mais o medo.
Dicas para donos de cães
O que os donos de cães podem fazer para proteger seus amigos peludos? Os especialistas recomendam fazer uma caminhada antecipada em áreas tranquilas no dia de Ano Novo e proteger os cães duplamente usando um arnês peitoral e uma coleira com guia dupla. A corrida livre deve ser evitada neste dia para evitar fugas.
Além disso, é aconselhável fechar as janelas e fechar as cortinas para minimizar a poluição sonora dentro das suas quatro paredes. Muitos cães também se beneficiam de um ruído de fundo familiar, que pode ser gerado pela televisão ou pelo rádio. Se o medo for baseado em reações extremas, pode fazer sentido consultar um veterinário com experiência em comportamento animal. Alguns cães podem até recusar comida ou apresentar outros problemas de saúde durante o pânico.
Dadas as terríveis experiências que muitos cães passam na véspera de Ano Novo, permanece a esperança de que “Mimi” seja encontrada em breve e que outros possam evitar um triste destino. A comunidade e organizações de bem-estar animal, como a Hunde-Such-Hilfe, estão prontas para apoiar os cães afetados. Trabalhemos juntos para garantir que o início do novo ano seja o mais pacífico possível para todos – pessoas e animais.