O Cemitério Neustift torna-se um jardim comunitário verde para Viena!
Cemitério Neustift em Döbling inicia projeto de horta comunitária com heróis do campo; 10 leitos para clima comunitário e urbano.

O Cemitério Neustift torna-se um jardim comunitário verde para Viena!
Um novo projeto está florescendo no coração de Viena que fortalece o bairro e ao mesmo tempo fornece legumes frescos. A cooperação entre os cemitérios de Ackerhelden e de Viena abriu a jardinagem partilhada. O cemitério de Neustift agora também está localizado no espaço necessário, onde estão disponíveis os primeiros dez leitos, oferecendo aos cidadãos espaço para cultivar ativamente em sua própria horta. O sinal de partida para as novas camas foi dado em maio de 2025 oe24 relatado.
A ideia por trás deste projeto inovador de jardim é simples: promover a comunidade e o bem-estar. Não se trata apenas de cultivar frutas e vegetais, mas também da oportunidade de fazer novas amizades e apoiar uns aos outros. O conceito provou ser um sucesso desde a primavera de 2023 e agora os jardineiros podem ser vistos trabalhando no Cemitério Central e no Cemitério Sudoeste.
Jardinagem ficou mais fácil
As dez camas em Neustift têm 24 metros quadrados cada e são ideais para qualquer pessoa com conhecimento verde ou apenas interessado em jardinagem. “Nenhum conhecimento básico de horticultura é necessário”, diz Jan Pech, diretor administrativo da Ackerhelden. A oferta oferece aos jardineiros hortaliças orgânicas pré-plantadas e fáceis de cuidar. E o melhor de tudo: o suporte está disponível na forma de dicas de cuidados e colheita, além de ferramentas de jardinagem, que estão disponíveis diretamente no local.
Um pacote completo e sem preocupações, oferecido para participação ao preço de 149 euros por ano, é bem recebido. Na verdade, cerca de três quartos dos atuais jardineiros prorrogaram os seus contratos para 2025. As inscrições são feitas através do portal digital “Digitale Grab”, que faz parte de todos os complexos funerários desde 2020. De referir que as camas só podem ser reservadas para pessoas com sepultura nos Cemitérios de Viena.
Um lugar para a natureza
Os cemitérios ocupam cerca de 1,2 por cento de toda a área de Viena e, portanto, não só oferecem locais de descanso, mas também são importantes para o clima e a biodiversidade da cidade. Na iniciativa Together.CARE. Além da jardinagem urbana, estão integrados vários outros projetos de promoção da natureza e da vida selvagem. Este projeto de jardim também ajuda os moradores da cidade a vivenciar a natureza de forma mais consciente.
Os novos canteiros estão em prados abertos, o que significa que não foram criados sobre ou entre sepulturas. Aqui, há o cuidado de garantir que a jardinagem ocorra em harmonia com o entorno. As sementes utilizadas e as plantas jovens são certificadas como biológicas, o que deverá constituir um incentivo adicional para muitos austríacos cultivarem os seus próprios alimentos.
O projeto é mais do que um jardim padronizado: cria espaços para reuniões, troca de dicas e jardinagem conjunta em um ambiente agradável. Quem sabe dentro de alguns meses haverá as primeiras colheitas para comemorar. Quem quiser experimentar jardinagem pode usar o portal online www.digitalesgrab.at Registre-se e espere ver os polegares verdes entre seus vizinhos!