Mercado de ações de Viena com ligeiras perdas: ATX está em dificuldades antes do fim de semana!
A bolsa de valores de Viena registrou pequenas perdas em 18 de julho de 2025. ATX caiu para 4.485,47 pontos. Influências políticas e dados dos EUA em foco.

Mercado de ações de Viena com ligeiras perdas: ATX está em dificuldades antes do fim de semana!
Na sexta-feira, a bolsa de valores de Viena fechou a semana com ligeiras perdas. O principal índice ATX caiu 0,02 por cento e terminou em 4.485,47 pontos. Isto marca o quinto dia de perdas nos últimos seis pregões, mas o ATX conseguiu registrar um pequeno ganho semanal de 0,05%. O ambiente europeu enfraqueceu após uma manhã amigável e os investidores permaneceram cautelosos, especialmente devido ao clima irritado dos EUA.
Uma vista de olhos mostra que o Presidente dos EUA, Donald Trump, atacou mais uma vez a Reserva Federal dos EUA e está a pedir que a taxa de juro directora seja reduzida para 1 por cento. Contudo, a maioria dos membros do Comité Federal de Mercado Aberto (FOMC) parece estar a resistir à pressão política, aumentando ainda mais a incerteza do mercado. No entanto, o Diretor da Reserva Federal dos EUA, Christopher Waller, apelou a um corte nas taxas na próxima reunião do Fed, no final de julho. Waller também é considerado um possível sucessor de Jerome Powell, cujo mandato termina em maio de 2026. Isto poderá ter implicações a longo prazo para os mercados que já sofrem com estas tensões geopolíticas.
A recuperação da economia dos EUA?
Embora a discussão sobre cortes nas taxas de juro esteja em curso nos EUA, há sinais positivos da economia dos EUA. O número de novas habitações aumentou inesperadamente em Junho e o humor dos consumidores norte-americanos melhorou em Julho. Isto dá esperança de que, apesar da turbulência política em Washington, exista alguma resiliência na economia americana.
Na Áustria, o Ministro da Economia, Wolfgang Hattmannsdorfer (ÖVP), apela à União Europeia para que adote uma abordagem mais dura no litígio aduaneiro com os EUA. As preocupações com as relações comerciais entre as duas economias continuam a ser uma questão sensível que também afecta o mercado interno.
Desempenho das ações no mercado de Viena
No que diz respeito às bolsas nacionais, algumas ações subiram enquanto outras terminaram no vermelho. Os analistas do Deutsche Bank deram à Telekom Austria uma classificação de “manter” e um preço-alvo de 11,00 euros, mas as ações fecharam 0,2 por cento mais baixas, a 9,64 euros. O Raiffeisen Bank International (RBI) também recebeu uma classificação de “manter” com um preço-alvo de 22,0 euros, mas caiu 1 por cento, para 25,16 euros. A evolução do preço das ações da Bawag e do Grupo Erste foi positiva, aumentando 0,5% e 0,2%, respetivamente.
Os maiores ganhos do dia incluíram Frequentis, com alta de 4,8 por cento, RHI Magnesita (+3,9 por cento) e Semperit, que subiu 2,9 por cento. Wienerberger também registrou um aumento de 2%. Por outro lado, a Do&Co e a FACC tiveram de aceitar descontos de 3,3% e 1,3%, respectivamente. As empresas de serviços públicos também sofreram: Verbund caiu 2%, EVN 0,8%.
O clima no mercado de Viena continua tenso. Todos os olhos estão voltados para as próximas decisões da Reserva Federal dos EUA, à medida que a economia europeia enfrenta os desafios do comércio global. As previsões mostram que o S&P 500 e também algumas ações europeias estão a suscitar esperanças cautelosas de crescimento dos lucros num futuro próximo, o que poderá fornecer algum apoio aos mercados.
Assim, ao olharmos para o fim de semana, resta saber como os desenvolvimentos geopolíticos e as condições económicas irão impactar o mercado de ações.