Viena em movimento: Os transportes públicos estão em plena expansão e levam-nos ao nosso destino de uma forma amiga do ambiente!
Viena está a investir nos transportes públicos: as redes de metro e eléctrico estão a crescer e a mobilidade amiga do ambiente é o foco.

Viena em movimento: Os transportes públicos estão em plena expansão e levam-nos ao nosso destino de uma forma amiga do ambiente!
Viena está a transformar-se numa cidade com distâncias curtas e vida de alta qualidade. Uma análise dos números mostra que a rede de transportes públicos de Viena é abrangente e eficiente. Com mais de 1.100 quilómetros de rede rodoviária, composta por 84 quilómetros de metro, 225 quilómetros de eléctricos e 893 quilómetros de autocarros, Viena tornou-se conhecida a nível internacional. Alto Spoe.Viena Em 2024, 873 milhões de passageiros utilizaram o transporte público, um aumento de quase 7% face ao ano anterior.
Os Wiener Linien cobrem impressionantes 214 mil quilômetros por dia, o que é cinco vezes a circunferência da Terra. Especialmente no centro da cidade, o trânsito será reduzido para garantir uma paisagem urbana agradável. Estão planeados investimentos abrangentes para o futuro - colmatar a lacuna no S1 deverá redireccionar de forma inteligente o tráfego de trânsito e melhorar ainda mais a qualidade de vida.
Ofertas atraentes de ingressos anuais
Um modelo de sucesso em Viena é o bilhete anual, que se mantém inalterado nos 449 euros desde 2012, mesmo face ao aumento dos custos. A partir de 2026 custará 461 euros, o que continua a ser uma excelente relação qualidade/preço. Como wienerlinien.at Se você for informado, existem alguns prazos a serem observados no cancelamento do seu passe anual: Você pode cancelar sua assinatura até um mês antes de ela expirar.
Com um total de 20.869 milhões de quilómetros de espaço disponível, Viena também se destaca em comparação com outras cidades europeias. Enquanto em Bruxelas apenas 9.817 milhões de quilómetros de espaço são oferecidos por 550 euros, em Munique são 684 euros por 15.689 milhões de quilómetros de espaço. Um bom negócio para todos que dependem de transporte público.
Mobilidade sustentável em Viena
Como parte da sua estratégia de Cidade Inteligente, Viena persegue o objetivo de tornar os transportes mais ecológicos. O foco está na mudança de automóveis particulares para meios de transporte eficientes e neutros para o clima. O tráfego motorizado deverá ser reduzido em 50% até 2030, não só através da expansão de ciclovias e ciclovias, mas também através da promoção da partilha de automóveis e caronas, tais como wien.gv.at explicou.
Com o seu planeamento de transportes, Viena baseia-se no conceito de “cidade de 15 minutos”, o que significa que todas as comodidades importantes devem estar acessíveis em quinze minutos. Isto não só protege o meio ambiente, mas também melhora a qualidade de vida de todos os residentes. Mais de 75% das viagens em Viena são feitas de forma ecológica, enquanto 34% das viagens são feitas em transportes públicos.
Tais desenvolvimentos não agradam apenas aos ambientalistas, mas também apelam a uma vasta secção da população. Nove em cada dez vienenses estão convencidos de que podem viver bem sem carro próprio, o que mostra que a confiança nas opções de mobilidade disponíveis está a aumentar. A cidade está a investir não só nos transportes públicos, mas também em infraestruturas futuras para criar ainda mais espaço para mobilidade ativa e ofertas de partilha.