Grande golpe contra o traficante: a polícia de Viena prende contrabandistas internacionais!
Polícia de Viena prende traficantes de drogas; mais de 650 mil euros, cocaína e armas apreendidas. Ação importante contra o crime relacionado às drogas.

Grande golpe contra o traficante: a polícia de Viena prende contrabandistas internacionais!
A polícia de Viena realizou um ataque significativo contra um grupo de tráfico de drogas transfronteiriço. Vários suspeitos foram detidos numa operação de grande envergadura da força-tarefa de combate ao crime de rua (EGS). Os investigadores conseguiram prender um total de sete supostos membros da quadrilha de drogas. As operações tiveram lugar em Viena e na Baixa Áustria no início e meados de Abril, tendo as medidas policiais enviado uma mensagem clara na luta contra a criminalidade associada à droga.
Durante as buscas nos vários imóveis residenciais, os agentes apreenderam mais de 650 mil euros em dinheiro, 124,5 quilogramas de estupefacientes, bem como duas armas e um documento falso. Mais notavelmente, um cidadão ucraniano de 52 anos foi preso em 2 de Abril enquanto conduzia um veículo por contrabando. O transporte de dinheiro altamente arriscado entre Bratislava e Viena levou a polícia directamente a um chamado “apartamento bunker de dinheiro” em Alsergrund, onde foram descobertas grandes somas de dinheiro em várias moedas.
As descobertas de drogas em Viena e arredores
Mas não é tudo: um austríaco de 22 anos que atuava como mensageiro de dinheiro para o ucraniano também foi preso. Quando foi preso, a polícia confiscou dinheiro na faixa dos seis dígitos em euros, uma espingarda, uma pistola de gás e um documento falso. Num outro “apartamento de depósito de drogas” em Leopoldstadt, os investigadores encontraram 5,5 quilogramas de cocaína, armas ilegais e dinheiro no valor de cinco dígitos em euros.
Durante buscas domiciliárias subsequentes em Donaustadt e Alsergrund, foram detidos três homens com idades entre 26, 27 e 73 anos, com cidadania austríaca e síria. Eles também estiveram envolvidos nas maquinações, o que levou a novas apreensões de dinheiro na faixa dos cinco dígitos. As descobertas de drogas mencionadas somam um total de 5,5 quilogramas de cocaína, 16,5 gramas de marijuana e 322.640 euros.
Conexões internacionais e novas prisões
No dia 11 de abril, a polícia voltou a agir contra a organização. Outros quatro suspeitos foram detidos em Simmering e Vösendorf: um eslovaco de 33, 34 e 35 anos e um húngaro de 54 anos, considerados parte da cadeia logística de medicamentos de Espanha para a Áustria. Um caminhão suspeito foi parado em Simmering contendo 119 quilos de maconha e 200 gramas de haxixe. O homem de 54 anos foi até notado no momento da entrega com quase 330 mil euros em dinheiro.
O Departamento de Polícia Criminal do Estado de Viena, filial Sul, está assumindo novas investigações. Esta ofensiva investigativa faz parte de uma tendência mais ampla na luta contra as drogas, caracterizada por uma maior intensidade de controlo e uma crescente cooperação internacional. [Departamento Federal de Polícia Criminal] descreve como estas medidas fazem parte da estratégia de combate ao crime na Áustria e se destinam a ajudar a controlar a prevenção e a repressão.
As estatísticas sobre a criminalidade policial, que registam o desenvolvimento da actividade criminosa, revelaram progressos positivos no tratamento da criminalidade relacionada com a droga na Áustria desde 2001. A tónica continua a ser colocada na perseguição consistente dos perpetradores e na educação da população sobre os perigos do tráfico de droga. Pelo menos os sucessos até agora mostram que a polícia tem uma boa mão quando se trata de pôr fim ao crime organizado.