Siegfried Kasper recebe o Pioneer Award por pesquisas psiquiátricas inovadoras!
Siegfried Kasper receberá o Prêmio Pioneer pelo conjunto de sua obra em Neuropsicofarmacologia no Congresso Mundial de 2025 em Melbourne.

Siegfried Kasper recebe o Pioneer Award por pesquisas psiquiátricas inovadoras!
A MedUni Vienna pode relatar outro grande sucesso no mundo da neuropsicofarmacologia. Nos últimos dias, o Dr. Siegfried Kasper, chefe de longa data da Clínica Universitária de Psiquiatria e Psicoterapia, recebeu o cobiçado “Prêmio Pioneiro” do Colégio Internacional de Neuropsicofarmacologia (CINP). Este prêmio homenageia o trabalho de sua vida e suas contribuições significativas no campo da neuropsicofarmacologia. A cerimônia de premiação ocorreu em 15 de junho de 2025 durante o Congresso Mundial de Neuropsicofarmacologia em Melbourne, Austrália. MedUni Viena relata que Kasper foi homenageado por sua extensa pesquisa sobre as causas biológicas das doenças psiquiátricas e as opções de tratamento correspondentes.
Dr. Kasper, nascido em Salzburgo em 1950, estudou nas mais prestigiadas universidades, incluindo Innsbruck, Freiburg e Heidelberg. Completou sua formação especializada e psicoterapêutica na Clínica Mannheim e no Instituto de Treinamento em Psicoterapia e Psicanálise em Heidelberg. Uma estadia de pesquisa no Instituto Nacional de Saúde Mental (NIMH) em Bethesda, EUA, e sua posição como médico sênior no Hospital Universitário Psiquiátrico de Bonn expandiram significativamente seus horizontes de experiência. Em 1993 foi nomeado professor titular de psiquiatria na Universidade de Viena e aposentou-se em 2019.
A Federação Mundial de Sociedades de Psiquiatria Biológica (WFSBP) destaca que Kasper também possui um número impressionante de mais de 800 publicações, o que o torna o psiquiatra austríaco mais citado.
Prêmios e compromisso
Ao longo de sua carreira, o Dr. Kasper recebeu vários prêmios. Estes incluem a Grande Medalha de Honra de Prata pelos serviços prestados à República da Áustria e a Cruz de Honra Austríaca para Ciência e Arte, 1ª Classe. Ele foi premiado com a Medalha de Ouro de Honra pelos serviços prestados ao Estado de Viena e também recebeu o Prêmio da Cidade de Viena para Ciências Médicas em 2019. Mais recentemente, ele recebeu o prêmio pelo conjunto de sua obra da WFSBP em 2024.
A sua influência estende-se muito além das fronteiras da Áustria. Foi presidente da WFSBP de 2005 a 2009 e presidente honorário desde 2013. Foi também membro da Comissão Executiva do CINP de 2012 a 2018 e ocupou vários cargos importantes em diversas sociedades profissionais nacionais e internacionais.
Prioridades de pesquisa e perspectivas futuras
A pesquisa do Dr. Kasper dedicou-se particularmente à base biológica dos transtornos psiquiátricos. Há um foco na depressão, ansiedade, psicoses e demência. O Instituto Federal de Medicamentos e Dispositivos Médicos (BfArM) descreve a neuropsicofarmacologia experimental como uma área de pesquisa voltada para o futuro que trata do estudo de medicamentos como antidepressivos e antipsicóticos. O objetivo é esclarecer as ritmicidades centrais do sistema nervoso e buscar novos procedimentos diagnósticos para melhorar as abordagens de tratamento.
Kasper permanece ativo mesmo após sua aposentadoria e realiza pesquisas no Centro de Pesquisa do Cérebro da MedUni Viena, particularmente no Departamento de Neurociências Moleculares, onde desenvolve novas abordagens para a análise e tratamento de doenças psiquiátricas. Seu trabalho exige um bom talento para combinar pesquisas neurofisiológicas clínicas e estudos em animais, levando a uma melhor compreensão dos efeitos dos neuropsicofármacos. O sucesso de sua pesquisa poderá ser de grande importância não apenas para a ciência, mas também para os pacientes afetados.