Prêmio Nobel 2025: MOFs revolucionários para tecnologias ambientais e de saúde!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O Prêmio Nobel de Química de 2025 vai para Kitagawa, Robson e Yaghi pelas inovadoras estruturas metal-orgânicas (MOFs) para engenharia ambiental.

Der Chemie-Nobelpreis 2025 geht an Kitagawa, Robson und Yaghi für bahnbrechende Metallorganische Strukturen (MOFs) zur Umwelttechnik.
O Prêmio Nobel de Química de 2025 vai para Kitagawa, Robson e Yaghi pelas inovadoras estruturas metal-orgânicas (MOFs) para engenharia ambiental.

Prêmio Nobel 2025: MOFs revolucionários para tecnologias ambientais e de saúde!

O Prémio Nobel da Química de 2025 foi atribuído hoje aos cientistas Susumu Kitagawa, Richard Robson e Omar Yaghi pelo seu trabalho inovador em estruturas metal-orgânicas (MOFs). Estes materiais revolucionários prometem não apenas avanços na química, mas também soluções cruciais para tecnologias ambientais e energéticas. Com uma superfície gigantesca de até 7.000 m² por grama e um sistema de poros que lembra o tamanho de um campo esportivo, a descoberta dos MOFs representa um enorme avanço na pesquisa da matéria química. De acordo com a TU Wien. eles modularam a química por meio da seleção de metais e moléculas orgânicas.

MOFs são mais do que apenas curiosidade química. Suas possíveis aplicações são diversas. Eles são usados ​​para armazenamento e separação de gases, ajudam a purificar o ar e a água e são usados ​​na medicina - por exemplo, como sistemas de administração de medicamentos. A extração de água do ar seco do deserto e a captura de dióxido de carbono da atmosfera também estão entre as aplicações promissoras desses materiais. Chemie-Link relatórios.

Desenvolvimento e pesquisa na TU Viena

A TU Viena estabeleceu-se como um dos principais centros de investigação MOF na Europa. Sob a liderança do Prof. Dominik Eder, a área de Química de Materiais Moleculares (MMC) concentra-se em temas atuais como processos fotocatalíticos e eletrocatalíticos. Juntamente com a Universidade de Tecnologia de Graz e a Universidade de Viena, estamos trabalhando na integração de MOFs em novos biossensores e no desenvolvimento de tecnologias de limpeza inovadoras. Trabalhamos em estreita colaboração com pesquisadores renomados, como o ganhador do Prêmio Nobel, Prof. Susumu Kitagawa.

Outra área interessante de pesquisa são as aplicações potenciais dos MOFs para remover poluentes persistentes, como o PFAS, da água. Estudos anteriores mostram que algumas estruturas MOF são capazes de adsorver esses produtos químicos teimosos ou degradá-los quando expostos à luz. Estes resultados são promissores e podem abrir caminhos para soluções amigas do ambiente. De acordo com etoppc, a investigação nesta área ainda é jovem, mas o potencial para enfrentar os desafios globais é enorme.

O significado do prêmio

A atribuição do Prémio Nobel a estes três destacados cientistas é o terceiro Prémio Nobel de 2025, depois de já terem sido atribuídos prémios nas categorias de medicina e física. No total, o prêmio vale 11 milhões de coroas suecas (aproximadamente 1,2 milhão de dólares americanos). O ganhador do Nobel Yaghi é particularmente destacado por seu trabalho em estruturas robustas, porosas e semelhantes a cristais, que são consideradas inovadoras para a pesquisa do MOF. O Prémio Nobel reconhece, portanto, não apenas uma descoberta inovadora, mas também uma contribuição significativa para a aplicação prática destas tecnologias para um futuro sustentável.

Os MOFs têm o potencial de ultrapassar os limites da química e podem ajudar a resolver problemas ambientais prementes nos próximos anos. O Comité do Nobel não só reconheceu uma nova classe de materiais, mas também demonstrou uma forma possível pela qual a investigação destes materiais inovadores pode ter um impacto positivo no mundo.

Quellen: