Währing em perigo: medidas de austeridade congelam o orçamento distrital em 6,9 milhões de euros!
Währing enfrenta cortes orçamentais devido à crise económica. Fundos distritais caem para 6,9 milhões de euros, projetos são afetados.

Währing em perigo: medidas de austeridade congelam o orçamento distrital em 6,9 milhões de euros!
Viena está sob pressão devido à crise económica em curso e deve agora funcionar economicamente. Uma questão explosiva neste contexto diz respeito aos orçamentos distritais, que estão agora congelados ao nível de 2025. Especificamente para Währing, isto significa que o aumento do orçamento para 7,2 milhões de euros originalmente previsto para 2024 será agora reduzido para cerca de 6,9 milhões de euros. É provável que este corte não afecte apenas projectos individuais no distrito, mas também poderá ter impactos de longo alcance nas infra-estruturas locais.
Para Währing, os 6,9 milhões de euros agora reservados são um amargo revés, uma vez que trabalharão diligentemente na melhoria do transporte público local nos próximos anos. Por exemplo, está prevista a construção da rotunda com paragens adicionais para as linhas de autocarros 10A e 42A. No entanto, a líder distrital Silvia Nossek está céptica e manifesta preocupação de que as medidas de austeridade apenas adiem um problema e não o resolvam de facto. Há também uma grande incerteza quanto a quais projectos acabarão por ter de ser rentabilizados devido a cortes orçamentais.
Cortes dolorosos e dúvidas sobre o futuro
Os cortes orçamentais em Währing fazem parte de uma estratégia mais ampla em que Viena pretende poupar cerca de 17 milhões de euros em toda Viena. Esta decisão foi tomada sem envolver os distritos, o que está a causar descontentamento não só em Währing. Seria necessária “uma boa mão” na tomada de decisões financeiras, observa Nossek, que também defende um aumento nas taxas de estacionamento em Viena. O dinheiro poupado poderá ser urgentemente necessário para projetos recentemente planeados.
Por outro lado, o vereador das Finanças, Peter Hanke, afirma em maior escala que a cidade decidiu um orçamento duplo para os anos de 2024 e 2025 com um volume total de 40 mil milhões de euros. wien.gv.at explica que o foco está nas áreas de educação, saúde, assuntos sociais e proteção climática. No entanto, a taxa de inflação e as condições económicas estão a colocar a cidade sob pressão, o que também se reflecte num défice esperado de 2,1 mil milhões de euros para 2024 e 2,2 mil milhões de euros para 2025.
Investimentos espetaculares apesar dos desafios
No entanto, a cidade de Viena planeia continuar a investir nas áreas urbanas. Quase 7,2 mil milhões de euros serão gastos especificamente em 2024 e 2025, o que representa um aumento de 24 por cento em relação aos anos anteriores. Uma atenção especial não é apenas colocada na saúde, mas também no apoio à economia vienense e ao mercado de trabalho. O orçamento previsto prevê 6,4 mil milhões de euros só para os cuidados de saúde, o que significa um aumento de 18,5 por cento. A educação e os cuidados infantis também devem ser reforçados.
Apesar de todos os desafios, a abordagem de agir com visão é claramente visível. Resta a esperança de que, através das poupanças necessárias e dos investimentos estratégicos, Viena continue a ser uma cidade onde vale a pena viver e que as gerações futuras também possam beneficiar de uma base sólida.
Para obter mais informações sobre os cortes orçamentários em Viena, você pode visitar wien.orf.at e meinbezirk.at.