Simmering está finalmente conseguindo seu próprio parlamento infantil e juvenil!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O parlamento juvenil em Simmering começa em 2025! O líder distrital Thomas Steinhart responde a perguntas sobre implementação e participação.

Das Jugendparlament in Simmering startet 2025! Bezirksvorsteher Thomas Steinhart beantwortet Fragen zur Umsetzung und Beteiligung.
O parlamento juvenil em Simmering começa em 2025! O líder distrital Thomas Steinhart responde a perguntas sobre implementação e participação.

Simmering está finalmente conseguindo seu próprio parlamento infantil e juvenil!

Algo está acontecendo para a geração mais jovem em Simmering! Na mais recente reunião do conselho distrital, o tema dos parlamentos infantis e juvenis foi discutido vivamente. O líder distrital Thomas Steinhart do SPÖ respondeu à pergunta relevante do presidente do partido ÖVP, Luis William. O que é surpreendente é que Simmering é actualmente o único distrito de Viena que ainda não tem um parlamento infantil e juvenil activo. Mas isso deve mudar!

O parlamento juvenil planeado será implementado em quatro fases, de Junho de 2025 a Maio de 2026. Estas começam com o convite às escolas e o planeamento, seguido de workshops de sensibilização. O trabalho de delegação ocorre então antes dos dias de ação pública. O objectivo é que as crianças e os jovens exponham as suas preocupações e ideias, mesmo que não possam apresentar as suas candidaturas directamente ao conselho distrital. Contudo, os conselheiros distritais são convidados a participar em reuniões para promover o diálogo. Está também prevista a participação intensiva do conselho distrital nos eventos.

Alcance seu objetivo com parceiros

O objetivo é cooperar com a associação “Balu & Du”, que está empenhada na assistência a crianças e jovens. Para apoiar a implementação do projecto, está também a ser planeado um website separado para o Parlamento Infantil e Juvenil. Materiais de apoio e pessoas de contacto devem ser disponibilizados às escolas para garantir que tudo corra bem.

A iniciativa “Parlamentos Infantis e Juvenis Fortes” apoia estes projectos em todo o país e visa reforçar a participação política dos jovens. A Academia dos Parlamentos Infantis e Juvenis oferece qualificações para jovens parlamentares e seus acompanhantes e permite o intercâmbio entre os vários parlamentos juvenis. Esta iniciativa mostra a importância de uma ancoragem sustentável da participação dos jovens para a democracia, mesmo que não forneça financiamento próprio, mas salienta que existem outras opções de financiamento. A rede fortalece assim a participação democrática dos jovens e promove o networking.

Uma olhada na Alemanha

Num sentido figurado, poderíamos aprender com as experiências da Alemanha, onde existem hoje mais de 500 parlamentos infantis e juvenis. Estes estabeleceram-se como plataformas importantes para a participação dos jovens e dão um contributo significativo para a educação política. Um estudo definiu factores essenciais que promovem o sucesso de tais comités e recomenda a sua integração em diversas formas de participação. Uma abordagem cooperativa pode levar a diferentes projetos que se fertilizam mutuamente e criam um “cenário de participação” do qual todos beneficiam.

Resta saber como será garantido o financiamento para a implementação do projecto em Simmering. O montante possível de mais de 650.000 euros está actualmente listado no orçamento distrital para cuidados comunitários a crianças e jovens, mas fontes claras de financiamento ainda não foram nomeadas. No entanto, uma coisa é certa: os próximos meses no distrito de Simmering serão emocionantes no que diz respeito ao lançamento do parlamento juvenil e à audição das vozes dos jovens.

Para informações mais completas sobre a iniciativa e conceitos de sucesso em outras regiões, vale a pena dar uma olhada no site da Iniciativa Fortes Parlamentos Infantis e Juvenis e no [Estudo sobre Parlamentos Infantis e Juvenis]. Parlamentos Juvenis].

No geral, podemos estar entusiasmados em ver como o compromisso político dos jovens em Simmering se desenvolverá e como as suas preocupações e ideias serão levadas ao conselho distrital. Uma coisa é certa: os jovens têm voz e são ouvidos!

Para mais detalhes sobre as resoluções e desenvolvimentos da reunião, dê uma olhada no artigo do Meu Distrito.