Críticas à nova prisão juvenil em Simmering: Questões sobre segurança e cuidados!
A controversa prisão juvenil de Münnichplatz, em Simmering, será inaugurada em novembro de 2025. Desafios e perspectivas atuais.

Críticas à nova prisão juvenil em Simmering: Questões sobre segurança e cuidados!
Muita coisa está acontecendo em Simmering: atualmente estão sendo feitos trabalhos intensivos em uma nova prisão juvenil em Münnichplatz, com inauguração prevista para novembro de 2025. Mas toda a situação em torno do projeto não é totalmente isenta de problemas. Como meinkreis.at relatórios, a instalação já está sob escrutínio crítico antes de ser inaugurada.
O novo edifício destina-se a servir como uma extensão da prisão Simmering existente e surge na sequência do encerramento da Penitenciária Juvenil de Gerasdorf pelo Ministro da Justiça Alma Zadič (Verdes) em 2020. Embora o primeiro grupo de 15 jovens reclusos, com idades entre os 15 e os 17 anos e que cumprem penas por crimes patrimoniais e violentos, tenha sido alojado desde o início do ano, a infraestrutura da prisão ainda não está totalmente pronta. A Provedoria de Justiça identificou deficiências, nomeadamente na área sanitária, que deverão ser sanadas até ao final do verão.
Comoção e crítica
A mudança do centro de detenção juvenil de Josefstadt para Simmering tem sido um problema há anos e está associada a desafios. A Provedora de Justiça Gaby Schwarz criticou o alojamento temporário e apelou à conclusão das obras de renovação antes que o centro de detenção juvenil abra oficialmente as suas portas. Embora as celas ofereçam instalações modernas com duas camas, mesa, armário e banheiro privativo, uma olhada no canteiro de obras do pátio ainda deixa espaço para melhorias. Os planos incluem, entre outras coisas, quadras de futebol e basquete, além de um jardim para oferecer aos internos atividades de lazer adequadas.
O chefe da instituição, Seada Killinger, e o diretor-geral, Friedrich Alexander Koenig, já enfatizaram que o acesso ao local não deverá mais ser permitido no futuro. Uma cerca de 2,50 metros de altura com arame farpado será erguida atrás da cerca do jardim listada para aumentar a segurança. No entanto, o Ministério da Justiça não pode revelar detalhes sobre o horário de turnos e a situação do pessoal das instalações por "razões relacionadas com a segurança", aumentando as preocupações sobre a segurança e o bem-estar dos reclusos. Norbert Dürnberger, presidente do sindicato, descreve a situação pessoal como tensa.
Promover a reabilitação
Um ponto central do novo conceito de centro de detenção juvenil é o foco na reabilitação. Além das medidas de segurança, uma equipe interdisciplinar de educadores e assistentes sociais cuidará dos internos e os apoiará no seu desenvolvimento. A educação escolar e o apoio profissional são o foco. Dos atuais 15 reclusos, 11 não possuem certificado escolar obrigatório e frequentam aulas, incluindo cursos de alemão. Existem também oficinas onde os jovens podem conhecer profissões como carpinteiro, padeiro ou pedreiro, o que deverá melhorar significativamente as suas oportunidades no mercado de trabalho.
A rotina diária da instituição é claramente estruturada. Das 7h00 às 17h00, os jovens são envolvidos em atividades antes de regressarem às suas celas. A nova prisão juvenil em Münnichplatz tenta satisfazer as elevadas exigências de uma prisão juvenil moderna, que visa principalmente a educação e cuidados holísticos. O objetivo é utilizar o máximo de recursos possível para a ressocialização dos reclusos, porque o objetivo é iniciar uma mudança positiva na vida dos jovens.
O futuro da JA Münnichplatz continua emocionante. Os primeiros passos foram dados, mas muitas dúvidas ainda permanecem. Quão bem desenvolvida estará a infraestrutura quando for totalmente inaugurada? Como é garantida a segurança dos reclusos e funcionários? E será que os objetivos de reabilitação desejados podem realmente ser alcançados? Isto requer não apenas boas mãos por parte dos responsáveis, mas também coesão da comunidade. Os pré-requisitos para fazer um bom acordo para os jovens criminosos existem – agora é importante implementá-los.