Noites assustadoras em Währing: é assim que Viena celebra o Halloween de 2025!
Descubra como Ottakring e Währing estão comemorando o Halloween de 2025 com festas, eventos e atividades assustadoras.

Noites assustadoras em Währing: é assim que Viena celebra o Halloween de 2025!
Faltam apenas alguns dias para o grande festival. O Halloween está chegando e também é comemorado em grande escala em Viena e especialmente no distrito de Währing. O povo de Währinger mostra sua criatividade nas festas e eventos de Halloween que acontecem por toda a cidade. O maior evento, uma rave mascarada com um toque assustador, acontece na Cervejaria Ottakringer.
Esse estranho clima de festa não chega apenas aos grandes locais. A “abertura de Halloween” da “Die Galerie” na Kutschkergasse 16 na sexta-feira, 31 de outubro, a partir das 18h. também promete diversão assustadora. Os visitantes são recebidos com socos assustadores e o melhor disfarce é recompensado. O Teatro Libelle também apresentou algo novo e oferece uma leitura de Halloween com valor de entretenimento assustador. Tais acontecimentos mostram que o desejo pelo horror e o fascínio pelo horror são ininterruptos.
As origens do Halloween
Mas como celebramos o Halloween da maneira que fazemos hoje? O nome “Halloween” vem de “All Hallows’ Evening”, a noite anterior ao Dia de Todos os Santos, que é comemorado em 1º de novembro desde o ano 835. As raízes estão profundas na tradição celta, especialmente no festival de Samhain, que marcou a transição da época da colheita para os meses de inverno. Aqui, os antigos druidas acreditavam que nesses dias as almas dos falecidos poderiam interagir com os vivos.
Historicamente, o fogo era aceso durante o Samhain para proteger os espíritos. A ideia de oferecer doces ou fantasias no Halloween também poderia vir da crença de que isso atrairia os espíritos malignos que perambulavam por aí. Historicamente, as crianças visitavam as casas no Halloween e pediam “bolos de alma”, uma prática conhecida como “souling” que deu origem às atuais doces ou travessuras.
Mais do que apenas monstros e doces
Apesar das suas origens mais horríveis, o Halloween tornou-se agora uma celebração de diversão e criatividade em muitos países, incluindo os Estados Unidos. Só nos Estados Unidos, um quarto das vendas anuais de doces é registada durante a época do Halloween. Todos os anos, os americanos gastam quase US$ 10 bilhões no Halloween, e o feriado fica atrás apenas do Natal como a ocasião de maior bilheteria.
Na Alemanha, onde o Halloween está a tornar-se cada vez mais popular, as vendas de artigos de Halloween em 2023 rondaram os 480 milhões de euros. Escavar e esculpir abóboras não é apenas uma tradição divertida, mas remonta à lenda irlandesa do ferrador Jack, que selou o seu próprio destino. Na Alemanha, por exemplo, o Halloween é celebrado como doces ou travessuras.
Considerando as muitas facetas do Halloween e a complexidade das suas origens, torna-se claro que este feriado também representa, em parte, um exame mais profundo da própria vida e da morte inevitável. Enfrentar os próprios medos torna as coisas assustadoras mais suportáveis, o que também explica o fascínio pelos aspectos assustadores do festival, segundo MeinBezirk.
No entanto, a questão permanece interessante hoje sobre se e como o Halloween é visto em diferentes comunidades religiosas, especialmente para os cristãos que deveriam refletir sobre a celebração e suas origens, como aborda BibleInfo.