Okean Elsy inspira 2.000 fãs em Viena com música esperançosa!
A banda de rock ucraniana Okean Elsy encanta 2.000 fãs em Viena. O frontman Wakarchuk aborda o conflito na Ucrânia.

Okean Elsy inspira 2.000 fãs em Viena com música esperançosa!
No coração de Viena, mais precisamente no Gasômetro, a banda ucraniana Okean Elsy arrasou diante de cerca de 2.000 fãs entusiasmados. O grupo, que tem sido a espinha dorsal musical da Ucrânia desde 1994, estava em excelente forma no dia 1º de novembro de 2025. Apesar da situação difícil em sua terra natal, o carismático vocalista Svyatoslav Vakarchuk não se deixou intimidar e falou sobre os desafios e esperanças do povo ucraniano durante o concerto.
Vakarchuk, que tem um currículo surpreendente – chegou a fazer um doutoramento em física antes de conquistar o cenário mundial – abordou a necessidade de combater o poder brando russo enquanto durar a guerra. Numa entrevista ele expressou ambivalência sobre a situação atual. “Os debates culturais só deveriam ocorrer depois da guerra”, enfatizou. Além disso, criticou a nomeação do maestro Teodor Currentzis para a Cúria Austríaca de Arte e observou que a ligação à cultura russa era problemática nestes tempos.
Mensagens musicais e esperança
Nenhuma música obscura foi tocada no show em Viena. Em vez disso, a banda cantou sucessos esperançosos que sublinharam a vontade dos ucranianos de resistir e enfatizaram o elevado preço da guerra. A #HelpForUkraineTour, da qual a banda participa, tem como objetivo arrecadar fundos para proteção de ambulâncias e promover o interesse na Ucrânia. Ao longo dos últimos 30 anos, Okean Elsy conquistou seguidores leais, o que é uma raridade na jovem Ucrânia politicamente.
A língua ucraniana, na qual a banda também escreve muitas de suas canções, desenvolveu-se ao longo dos séculos. Com cerca de 45 milhões de falantes, está difundido não só na Ucrânia, mas também em países como o Canadá, os EUA e a Bielorrússia. O ucraniano, que pertence ao grupo eslavo oriental de línguas indo-europeias, manteve a sua independência e é a terceira língua eslava mais comum, depois do russo e do polaco. Esta identidade cultural é central para as mensagens que Wakarchuk e Okean Elsy transmitem.
A conexão com a cultura
Nas suas actuações, Vakarchuk enfatiza não só a atitude resiliente dos ucranianos, mas também o orgulho na sua identidade cultural e língua. Está escrito em uma variante do alfabeto cirílico e é visto como um importante elo com a história e a cultura do país. Embora devam ocorrer mais discussões sobre questões culturais após o conflito, a música de Okean Elsy é um sinal de solidariedade e orgulho para muitos ucranianos no estrangeiro.
No geral, pode-se dizer que Okean Elsy não só se destacou musicalmente, mas também representa uma voz importante para a identidade ucraniana e para a resistência aos desafios atuais. O compromisso da banda, tanto na música como no apoio à sua pátria, mostra o quão intimamente a arte e a consciência social estão ligadas.
Para mais informações sobre a banda e seus projetos, acesse o site oficial Pulso24 e saiba mais sobre a diversidade cultural e linguística da Ucrânia Wikipédia.