A Câmara Municipal de Viena constitui-se: Novas caras no governo da cidade!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A Câmara Municipal de Viena será constituída em 10 de junho de 2025. O prefeito Ludwig permanece no topo, a nova vereadora é Barbara Novak.

Am 10. Juni 2025 konstituiert sich der Wiener Gemeinderat. Bürgermeister Ludwig bleibt an der Spitze, neue Stadträtin ist Barbara Novak.
A Câmara Municipal de Viena será constituída em 10 de junho de 2025. O prefeito Ludwig permanece no topo, a nova vereadora é Barbara Novak.

A Câmara Municipal de Viena constitui-se: Novas caras no governo da cidade!

O cenário político de Viena se reagrupou na terça-feira, 10 de junho de 2025. O conselho municipal de Viena e o parlamento estadual constituíram-se na Câmara Municipal após 44 dias de espera. O dia foi dedicado à posse de cerca de 100 novos mandatos e à eleição de vereadores, prefeitos e vice-prefeitos. Este é um momento importante para muitos porque define o rumo para os próximos anos.

O que esperava os presentes? O prefeito Michael Ludwig do SPÖ, que continua a atuar como chefe da cidade, abriu a reunião às 9h com sua declaração de governo e lançou as bases para a continuação da coalizão com os Neos. Esta cooperação é referida como vermelho-rosa e permanece quase inalterada na estrutura governamental. A nova no governo é Barbara Novak, que substitui Peter Hanke, que passou para o governo federal, como a nova vereadora de finanças e economia. O vereador competente também assume a responsabilidade por assuntos internacionais e questões digitais.

O novo governo da cidade em detalhes

A recém-formada prefeitura é composta da seguinte forma:

  • Barbara Novak (Finanzen, Wirtschaft, Arbeit, Internationales, Digitales)
  • Jürgen Czernohorszky (Klima, Umwelt, Bäder)
  • Peter Hacker (Gesundheit, Soziales, Sport)
  • Ulli Sima (Stadtplanung, Mobilität, Innovation, Stadtwerke)
  • Veronica Kaup-Hasler (Kunst, Kultur, Wissenschaft, VHS)
  • Kathrin Gaál (Wohnen, Stadtbau, Stadterneuerung, Frauen)
  • Bettina Emmerling (Bildung, Jugend, Integration, Transparenz, Märkte)

A distribuição de mandatos trouxe algumas mudanças. Os assentos no conselho local estão agora distribuídos da seguinte forma: SPÖ com 43 assentos (menos 3), FPÖ com 22 assentos (mais 14), Verdes com 15 assentos (menos 1), Neos com 10 assentos (mais 2) e ÖVP também com 10 assentos (menos 12) Die Imprensa. Esta distribuição de assentos mostra claramente que o FPÖ ganhou votos, enquanto o ÖVP teve de lutar arduamente, pois parecia ter perdido eleitores.

Uma retrospectiva da constituição

A história da constituição do conselho municipal de Viena tem muitas curiosidades a oferecer. Embora hoje a espera pela primeira sessão seja de 44 dias, no passado houve tempos de constituição mais curtos, como 33 dias em Novembro de 1973 ou Maio de 1983. Em contraste, o recorde para a espera mais longa foi de 47 dias em 1959 e 1964.

Na ordem do dia da primeira reunião não estava apenas a tomada de posse, mas também a eleição do presidente do conselho local. Thomas Reindl desempenhará esta função e receberá o apoio dos seus deputados Wolfgang Seidl (FPÖ) e Marina Hanke (SPÖ). O parlamento estadual realizará então a sua sessão constituinte, com Christian Meidlinger, também do SPÖ, assumindo a liderança como o novo presidente do parlamento estadual. Ele sucede a Ernst Woller. Anton “Toni” Mahdalik (FPÖ) e Gerhard Schmid (SPÖ) assumem outras posições importantes como segundo e terceiro presidente, respectivamente.

O que é particularmente digno de nota é que a primeira sessão decorreu sem período de perguntas ou hora de assuntos actuais, o que pode ter sido um pouco decepcionante para aqueles que esperavam um intercâmbio político activo. Além disso, a visita ao Presidente Federal Alexander Van der Bellen foi adiada para uma data posterior, o que facilitou ainda mais a primeira reunião.

Os desenvolvimentos no conselho municipal de Viena e no parlamento estadual são de grande importância para os próximos anos. O rumo foi traçado e os acontecimentos políticos continuarão a necessitar de ser acompanhados de perto. Com uma coligação estável e uma lufada de ar fresco por parte dos novos representantes eleitos, Viena promete um momento político emocionante.