Saia do gás: começou o aconselhamento sobre energia móvel para Mariahilf!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O projeto de mobilidade “Out of Gas” começa em Mariahilf em 26 de junho de 2025 para promover o aquecimento amigo do clima. Informe-se sobre marcações de consultas e iniciativas locais.

Mobilitätsprojekt "Raus aus Gas" startet in Mariahilf am 26. Juni 2025, um klimafreundliches Heizen zu fördern. Informieren Sie sich über Beratungstermine und lokale Initiativen.
O projeto de mobilidade “Out of Gas” começa em Mariahilf em 26 de junho de 2025 para promover o aquecimento amigo do clima. Informe-se sobre marcações de consultas e iniciativas locais.

Saia do gás: começou o aconselhamento sobre energia móvel para Mariahilf!

Um projecto inovador está a começar no coração de Viena, no distrito de Mariahilf: “Mobile out of gas”. A partir de junho de 2025, o aconselhamento energético móvel informará e apoiará ativamente a população vienense quando se trata de mudar para um aquecimento amigo do clima. O projeto será inaugurado cerimoniosamente no dia 26 de junho na Johanna-Dohnal-Platz, a partir das 14h. às 18h e tem um objectivo claro: a transição dos combustíveis fósseis, especialmente o gás, deve ser promovida.

O ponto de contato “Get Out of Gas Local” na Amerlingstrasse 11 está ativo desde maio e oferece consultas semanais todas as terças-feiras, das 16h às 16h. às 19h Qualquer pessoa interessada pode dar aqui os primeiros passos na nova era das energias renováveis. A informação é particularmente importante dado que em Viena quase 90% dos gases com efeito de estufa prejudiciais ao clima nos edifícios provêm de sistemas de aquecimento a gás, como relata meinbezirk.at.

Datas importantes para aconselhamento energético móvel

  • 28. August von 14 bis 18 Uhr an der Kreuzung Gumpendorfer Straße/Lehárgasse
  • 2. Oktober von 10 bis 14 Uhr am Kurt-Pint-Platz
  • 5. März 2026 von 14 bis 18 Uhr am Fritz-Grünbaum-Platz

Estas consultas não são apenas pontos de contacto para esclarecimento de dúvidas, mas também apresentam funcionalidades interativas, incluindo uma câmara termográfica e uma roda da fortuna que fornece informações adicionais. Apoiantes como GB*, Hauskunft Wien e Wien Energie estão a apoiar os cidadãos e a garantir uma transição tranquila.

O roteiro climático de Viena

O lançamento do “Raus aus Gas mobil” ocorre num momento em que o governo da cidade de Viena está claramente comprometido com uma Viena climaticamente neutra. A cidade está a estabelecer novos padrões com o seu plano para aquecer e arrefecer todos os edifícios de uma forma neutra para o clima, utilizando energias renováveis até 2040. O presidente da Câmara, Michael Ludwig, sublinha que a dependência de combustíveis fósseis, como o gás, está a tornar-se cada vez mais um problema, especialmente devido aos desenvolvimentos geopolíticos relacionados com a guerra na Ucrânia, como oekobusiness.wien.at notas.

Quase 600 mil aparelhos a gás estão atualmente em uso em Viena, dos quais 475 mil são descentralizados e 460 mil incluem aparelhos a gás de cozinha. Estes números ilustram o enorme desafio de eliminar os combustíveis fósseis para aquecimento ambiente até 2040, uma medida que é absolutamente necessária para estabelecer Viena como pioneira na protecção climática.

Nas últimas décadas, foram alcançados progressos significativos na redução das emissões de CO₂ no setor da construção, o que foi apoiado por vários modelos de financiamento e pela expansão do aquecimento urbano. No entanto, 30% das emissões de gases com efeito de estufa relevantes para a meta principal de Viena ainda podem ser atribuídas ao aquecimento, arrefecimento e preparação de água quente, explica wien.gv.at.

A cidade tem planos a longo prazo para reduzir as emissões de CO₂ a zero até 2040. Para o conseguir, é também enfatizada a necessidade de um quadro jurídico claro para a eliminação progressiva dos sistemas de aquecimento fósseis. Com o programa “Vienna Heat and Cooling 2040” e medidas concretas para a renovação térmica, pretende-se que a mudança para energias renováveis ​​seja realizada de uma forma socialmente justa.

É hora de a cidade agir e repensar. Viena está pronta para a transição energética e iniciativas como “Mobile Out of Gas” estão a lançar as bases para um futuro sustentável que beneficiará não só os nossos edifícios, mas também as nossas gerações futuras. O povo de Viena está convidado a participar ativamente nestas alterações climáticas.