Liesing comemora: Sinal luminoso comemora a sinagoga destruída em 1938

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

No dia 6 de novembro de 2025 comemoraremos a destruição da sinagoga de Liesing em 1938. A participação com velas e desfile de luzes é bem-vinda.

Am 6. November 2025 gedenken wir in Liesing der Zerstörung der Synagoge 1938. Teilnahme mit Kerzen und Lichterzug erwünscht.
No dia 6 de novembro de 2025 comemoraremos a destruição da sinagoga de Liesing em 1938. A participação com velas e desfile de luzes é bem-vinda.

Liesing comemora: Sinal luminoso comemora a sinagoga destruída em 1938

As memórias dos tempos sombrios da história são por vezes amargas, mas essenciais. Em 6 de novembro de 2025, o evento memorial “Light Signal Synagogue Liesing” acontecerá em Liesing para comemorar a destruição da sinagoga de Liesing em 1938. Este importante evento será aberto com uma comemoração silenciosa às 18h30. no antigo local da sinagoga, Dirmhirngasse 112. Uma procissão de luzes seguirá do local da sinagoga até o prédio de escritórios de Liesing na Perchtoldsdorfer Straße 2, onde o verdadeiro evento memorial começa às 19h. A escritora Evelyn Steinthaler dará uma poderosa palestra como palestrante sobre o tema “Olhar para o outro lado foi um ato político”. A orquestra da Comissão de Arte de Viena fará o acompanhamento musical do evento, que terá um destaque especial com a estreia da composição de Illavsky “Adeus, Waltraut”. Nesta ocasião, o líder distrital Gerald Bischof (SPÖ) também dará as boas-vindas e, juntamente com Gerald Netzl da Associação Stones of Remembrance, enfatizará a importância da lembrança. Os participantes são convidados a trazer velas e registrar-se em liesing@la21.wien.

A localização da Sinagoga Liesinger tem uma história importante. Inaugurado em 1905, foi o centro cultural e religioso da comunidade judaica em Liesing e Atzgersdorf. Os terríveis acontecimentos da “Kristallnacht” de 9 a 10 de novembro de 1938 levaram à destruição do edifício pelos nacional-socialistas e marcaram uma viragem sombria na história da comunidade. Muitos dos membros judeus foram perseguidos, deportados ou assassinados. Hoje, uma placa memorial na Dirmhirngasse 112 comemora a antiga sinagoga e o sofrimento que muitas pessoas reconhecem e sobre o qual precisamos ser alertados no presente.

Faça uma marca

Para transportar memórias do passado para o presente e futuro, é importante que eventos como estes sejam bem frequentados. A procissão de velas no dia 6 de novembro não pretende apenas servir como um lembrete, mas também servir de exemplo para um futuro sem ódio e intolerância. No ano passado, muitos social-democratas participaram no evento de comemoração e juntos relembraram os terríveis atos do passado. “Os sociais-democratas consideram uma tarefa importante lembrar contra o esquecimento e interessar as gerações futuras na nossa história”, afirma um comunicado do SPÖ Liesing. O compromisso com uma cultura da memória e a importância da memória já estão bem claros aqui.

Tão importante quanto os eventos comemorativos locais é o amplo envolvimento social com a história. A exposição em curso “Torn from Life” no Parlamento de Viena, concebida pelo memorial internacional Yad Vashem, por exemplo, aborda o destino dos judeus austríacos após a anexação em 1938. O presidente do Conselho Nacional, Wolfgang Sobotka, enfatiza a responsabilidade da Áustria no Holocausto e a necessidade de educação para combater o anti-semitismo. Estas exposições sublinham a relevância do tema e colocam em foco tanto as vítimas como os perpetradores, a fim de discutir a responsabilidade para a sociedade como um todo.

O evento de comemoração do dia 6 de Novembro não é, portanto, apenas uma retrospectiva do passado, mas também um apelo a todos os cidadãos para trabalharem por uma sociedade aberta e tolerante. Só recordando poderemos garantir que tais atrocidades não se repitam.

Quellen: