Donauufer Landstrasse: Visões de vegetação e liberdade sem comércio!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Visões futuras para a margem do Danúbio da Landstrasse: planeamento, ecologização e integração cívica são o foco.

Zukunftsvisionen für das Donauufer der Landstraße: Planung, Begrünung und bürgerliche Einbindung stehen im Fokus.
Visões futuras para a margem do Danúbio da Landstrasse: planeamento, ecologização e integração cívica são o foco.

Donauufer Landstrasse: Visões de vegetação e liberdade sem comércio!

A margem do Danúbio na Landstrasse continua a ser um tema interessante que está sendo muito discutido atualmente. A visão por trás do novo conceito de design tem como lema: “DoKa will be wow”. O foco está na ecologização, no resfriamento e na criação de zonas livres de consumo na margem central do Danúbio. O foco está particularmente no trabalho no 1º e 2º distritos de Viena, mas o banco da Landstrasse permanece não mencionado no conceito. MA45, o departamento de águas de Viena, apela aos cidadãos para que sejam pacientes em relação às mudanças planeadas. O foco principal também está em projetos sob medida para o passeio da margem direita.

O líder distrital Erich Hohenberger, do SPÖ, atribui grande importância à preservação das condições naturais do banco. Apesar do entusiasmo com as possíveis mudanças, não há actualmente planos para um inquérito aos cidadãos ou para a localização permanente de navios-restaurante. Sua vice, Siegrid Widhalm, dos Verdes, porém, vê muito potencial para usos sociais e culturais ao longo do banco.

Visões e demandas diversas

Já existem algumas iniciativas destinadas a melhorar a concepção da margem do Danúbio. Em 2021, foi apresentado um pedido para um memorial contra a caça às bruxas e a violência contra as mulheres. Esta diversidade de ideias também se reflecte nas reivindicações dos partidos políticos locais. A FPÖ-Landstraße concentra-se na manutenção dos caminhos e na proteção das árvores contra picadas de castores. Em contraste, o líder do partido distrital de Neos, Peter Perdau, gostaria de criar espaço para atividades desportivas e táxis aquáticos. Ele também pede uma melhoria na iluminação e nas linhas de visão, a fim de aumentar a sensação de segurança dos moradores.

A facção Esquerda/KPÖ também manifestou os seus desejos e apela a mais iluminação e instalações sanitárias públicas. Uma voz crítica vem de cidadãos que estão preocupados com o uso comercial do Hermannpark por Hermanns Strandbar, enquanto um pedido ao ÖVP-Landstraße permaneceu sem resposta.

Um olhar além das fronteiras

Visto num contexto mais amplo, desenvolvimentos semelhantes também podem ser observados noutras cidades, como Ingolstadt. Lá, as margens do Danúbio são um habitat essencial de grande importância para a flora e a fauna, bem como para os cidadãos. As renovações planeadas na área do Klenzepark pretendem resultar numa melhoria ecológica do banco e, também aqui, a participação dos cidadãos é uma parte importante do planeamento. A prefeitura disponibiliza informações em seu portal na internet e os moradores podem participar ativamente das mudanças.

Em Viena resta saber que medidas específicas serão tomadas nos próximos meses. As ideias são diversas e demonstram um grande interesse no design de bancos sustentáveis ​​e habitáveis. Mas ainda é necessária muita paciência para a implementação final.

Para mais informações sobre os projetos de planejamento da cidade de Viena, visite My District e [Bayern In the meio](https://www.bayernmittendrin.de/2024/02/06/buerger Beteiligung-zur-gestalt-des-donauufers/).