Vienna Wine Prize 2025: 13 melhores vinhos escolhidos por prazer e tradição!
13 vinhos foram homenageados no Vienna Wine Prize 2025. A gala na Câmara Municipal homenageou a viticultura regional e os seus desafios.

Vienna Wine Prize 2025: 13 melhores vinhos escolhidos por prazer e tradição!
Em 4 de junho de 2025, a Prefeitura de Viena, no Arkadenhof, brilhou especialmente porque a cerimônia de premiação comemorativa do “Prêmio Vinho de Viena 2025” aconteceu aqui. Um total de 13 vinhos de 390 inscrições de 57 vinícolas foram homenageados. No seu discurso, o presidente da Câmara Michael Ludwig (SPÖ) enfatizou a imensa importância da viticultura vienense para a região e o quão enraizada está na cultura da cidade, ao mesmo tempo que homenageou os vencedores dos prémios. Entre os convidados estavam o vereador do clima, Jürgen Czernohorszky, bem como a princesa do vinho Anna Langes e a rainha do vinho Katharina Beranek, que enfatizaram a diversidade e a qualidade do vinho vienense.
A competição pelos melhores vinhos foi tudo menos problemática. O clima causou problemas aos viticultores este ano, com desafios que vão desde uma colheita antecipada das uvas até danos causados por tempestades. Mesmo assim, as empresas lutaram bravamente pelos cobiçados prêmios e o resultado é impressionante. Em particular, o conjunto misto, pelo qual Viena é conhecida, foi a categoria mais frequentemente apresentada este ano, com 109 vinhos. Seguiram-se Grüner Veltliner, Riesling e variedades brancas da Borgonha, como Chardonnay e Muscat.
Os vencedores e seus vinhos
O júri teve muitas opções e escolheu 13 vinhos de diversas categorias, incluindo os premiados duplos vencedores. Aqui estão alguns dos vencedores de destaque:
- Karl Lentner (Weingut Karl Lentner): Ried Kirchberg Alte Reben 2024 und Wiener Gemischter Satz
- Rainer Christ (Weingut Christ): klassische Rieslinge und Chardonnay
- Weingut Mayer am Pfarrplatz: Ried Nussberg 2024 (kräftige Rieslinge) und Sekt Brut
- Peter Bernreiter (Transdanubien): Rotwein-Cuvée “Il Trittico“ 2023
- Wolfgang Hofer (Weingut Hofer): Grauburgunder und Zweigelt Privat Grande Reserve
- Michael Edlmoser (Weingut Edlmoser): Frizzante Blanc de Blancs
- Philipp Schmidt (Weingut Philipp Schmidt): Wiener Gemischter Satz Ortswein Bisamberg 2024
Os produtos de 2024, que se caracterizaram por um verão quente e um evento natural extraordinário, são maduros, frutados e apresentam uma acidez agradável, o que deixa os enólogos otimistas. Katharina Beranek também elogiou os jovens enólogos empenhados que continuam a tradição da vinificação vienense e trazem uma lufada de ar fresco à cena.
Tradição e modernidade na viticultura vienense
A viticultura em Viena tem uma longa tradição que remonta à Idade Média. Mais de 150 empresas cultivam mais de 630 hectares, o que faz da viticultura um importante factor económico da cidade. Os vinhedos, que formam um cinturão verde ao redor da cidade, são particularmente proeminentes nos subúrbios e periferias. Em particular, o conjunto misto, composto por diversas castas brancas como Grüner Veltliner, Riesling e Pinot Blanc, também se destacou na gastronomia de estrelas.
Heurige e Buschenschanken desempenham um papel fundamental na difusão do conjunto misto. Esta tradição não só promove a apreciação do vinho, mas também aproxima os enólogos e a população vienense. Nos últimos anos, os vinhos vienenses têm sido muito populares não só entre os habitantes locais, mas também entre os turistas.
Para todos os amantes do vinho que desejam saber mais sobre os melhores vinhos do ano, o site oferece wienerweinpreis.at uma lista completa de vinhos premiados e seus estabelecimentos. Isso dá vontade de mais e aumenta a expectativa para as próximas degustações de vinhos.
Um brinde ao vinho vienense e aos seus produtores – uma iguaria que faz as delícias não só do coração mas também do paladar!