Viena está de luto: 7.000 fãs cantam pelo lendário Halid Bešlić

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em Viena, 7.000 pessoas despediram-se de Halid Bešlić, falecido no dia 7 de outubro. Os fãs celebraram sua vida com suas músicas.

In Wien nahmen 7.000 Menschen Abschied von Halid Bešlić, der am 7. Oktober starb. Fans feierten sein Leben mit seinen Liedern.
Em Viena, 7.000 pessoas despediram-se de Halid Bešlić, falecido no dia 7 de outubro. Os fãs celebraram sua vida com suas músicas.

Viena está de luto: 7.000 fãs cantam pelo lendário Halid Bešlić

No último domingo à noite, cerca de 7.000 pessoas reuniram-se no coração de Viena para prestar as suas últimas homenagens a Halid Bešlić. O lendário cantor folk, que morreu no dia 7 de outubro aos 72 anos, foi homenageado não só na capital austríaca, mas também em mais de 150 cidades em todo o mundo, onde os fãs cantaram as suas canções em conjunto, celebrando a sua musicalidade duradoura. Em Sarajevo, cerca de 20.000 pessoas reuniram-se para cantar as melodias melancólicas de Bešlić e para lembrá-lo meinkreis.at relatado.

O evento de Viena teve lugar em Maria-Theresien-Platz, no 1.º distrito, e foi descrito como emocionante e digno pelos organizadores Selma Čović e Edin Delalić. Começaram com um discurso em bósnio, croata, sérvio e alemão, seguido de um minuto de silêncio em memória do artista. Durante duas horas, foram ouvidas as canções mais famosas de Bešlić, como “Neću, neću dijamante” e “Miljacka”, cantadas por uma banda ao vivo e pelos presentes.

Uma vida para a música

Halid Bešlić nasceu em 20 de novembro de 1953 em Vrapci, Iugoslávia. Ele deixou a música guiá-lo e começou sua carreira no final dos anos 1970. Lançou seu álbum de estreia “Sijedi starac” em 1981, seguido de mais 19 álbuns de estúdio que fizeram dele a “voz do povo”. Seu maior sucesso, "Mostovi tuge", consolidou seu status como figura central no cenário musical regional vijesti.me destacado.

Sua música ressoou através de gerações e é frequentemente tocada em casamentos e celebrações. Bešlić sempre teve uma ligação estreita com o seu público, como demonstrado em inúmeras apresentações e celebrações. Mesmo em tempos de crise, ele permaneceu leal ao povo e deu mais de 500 concertos beneficentes para as vítimas da guerra durante a Guerra da Iugoslávia.

Um legado duradouro

Após a sua morte, muitas personalidades lhe prestaram homenagens, incluindo artistas como Zdravko Čolić e Dino Merlin, que elogiaram a sua humildade e grande coração. Bešlić, que nunca esteve envolvido em escândalos durante a sua vida, desejava ser lembrado como uma “boa pessoa”. Seu último show em Viena aconteceu em fevereiro de 2022 e seus últimos trabalhos, como a música “Sejda”, foram homenagens à esposa.

Seu funeral está marcado para 13 de outubro em Sarajevo. Um dia oficial de luto foi declarado na Federação da Bósnia-Herzegovina e no distrito de Brčko para lamentar a sua morte. No entanto, a música de Halid Bešlić viverá além da morte e conectará pessoas através de gerações, que é o que ele tanto se esforçou em sua vida. balkaninsight. com resume.

Quellen: