Viena está de luto: 7.000 fãs cantam pelo lendário Halid Bešlić
Em Viena, 7.000 pessoas despediram-se de Halid Bešlić, falecido no dia 7 de outubro. Os fãs celebraram sua vida com suas músicas.

Viena está de luto: 7.000 fãs cantam pelo lendário Halid Bešlić
No último domingo à noite, cerca de 7.000 pessoas reuniram-se no coração de Viena para prestar as suas últimas homenagens a Halid Bešlić. O lendário cantor folk, que morreu no dia 7 de outubro aos 72 anos, foi homenageado não só na capital austríaca, mas também em mais de 150 cidades em todo o mundo, onde os fãs cantaram as suas canções em conjunto, celebrando a sua musicalidade duradoura. Em Sarajevo, cerca de 20.000 pessoas reuniram-se para cantar as melodias melancólicas de Bešlić e para lembrá-lo meinkreis.at relatado.
O evento de Viena teve lugar em Maria-Theresien-Platz, no 1.º distrito, e foi descrito como emocionante e digno pelos organizadores Selma Čović e Edin Delalić. Começaram com um discurso em bósnio, croata, sérvio e alemão, seguido de um minuto de silêncio em memória do artista. Durante duas horas, foram ouvidas as canções mais famosas de Bešlić, como “Neću, neću dijamante” e “Miljacka”, cantadas por uma banda ao vivo e pelos presentes.
Uma vida para a música
Halid Bešlić nasceu em 20 de novembro de 1953 em Vrapci, Iugoslávia. Ele deixou a música guiá-lo e começou sua carreira no final dos anos 1970. Lançou seu álbum de estreia “Sijedi starac” em 1981, seguido de mais 19 álbuns de estúdio que fizeram dele a “voz do povo”. Seu maior sucesso, "Mostovi tuge", consolidou seu status como figura central no cenário musical regional vijesti.me destacado.
Sua música ressoou através de gerações e é frequentemente tocada em casamentos e celebrações. Bešlić sempre teve uma ligação estreita com o seu público, como demonstrado em inúmeras apresentações e celebrações. Mesmo em tempos de crise, ele permaneceu leal ao povo e deu mais de 500 concertos beneficentes para as vítimas da guerra durante a Guerra da Iugoslávia.
Um legado duradouro
Após a sua morte, muitas personalidades lhe prestaram homenagens, incluindo artistas como Zdravko Čolić e Dino Merlin, que elogiaram a sua humildade e grande coração. Bešlić, que nunca esteve envolvido em escândalos durante a sua vida, desejava ser lembrado como uma “boa pessoa”. Seu último show em Viena aconteceu em fevereiro de 2022 e seus últimos trabalhos, como a música “Sejda”, foram homenagens à esposa.
Seu funeral está marcado para 13 de outubro em Sarajevo. Um dia oficial de luto foi declarado na Federação da Bósnia-Herzegovina e no distrito de Brčko para lamentar a sua morte. No entanto, a música de Halid Bešlić viverá além da morte e conectará pessoas através de gerações, que é o que ele tanto se esforçou em sua vida. balkaninsight. com resume.