Viena decola: nova estratégia para uma economia circular sustentável!
No dia 22 de outubro de 2025, Viena apresentará a estratégia “Viena Circular” para conservação de recursos e economia circular com 33 medidas.

Viena decola: nova estratégia para uma economia circular sustentável!
A cidade de Viena apresenta uma nova estratégia de economia circular. Após um ano e meio de processo de desenvolvimento, o Vereador do Clima, Jürgen Czernohorszky, e outros representantes apresentam a iniciativa intitulada “Viena Circular – uma coisa completa”. Este documento estratégico, com quase 100 páginas, visa conservar recursos e promover a economia circular em Viena.
O foco está em 33 medidas-chave que servem como “alavancas”. Estas incluem a redução da utilização do solo, o manuseamento cuidadoso dos alimentos e a reutilização de materiais usados, especialmente na construção. Viena gostaria de atuar como um adquirente ativo e intensificar a cooperação com as empresas. Além disso, serão desenvolvidos produtos circulares e serviços que poupam recursos e serão introduzidos novos programas de aprendizagem e formação para escolas e vários grupos profissionais. A estratégia baseia-se na “Estratégia para Cidades Climáticas Inteligentes” e na Lei Climática de Viena, que sublinha a sua relevância no planeamento urbano. A estratégia deverá ser aprovada pela Câmara local no dia 22 de outubro, onde se espera uma intensa discussão.
Críticas e aprovação
Os Verdes de Viena acolhem favoravelmente a estratégia e consideram-na um passo importante na direcção certa. No entanto, criticam a falta de objectivos concretos e mensuráveis e de medidas de implementação. Os especialistas estão positivos em relação à estratégia e consideram-na uma base sólida para o desenvolvimento futuro da economia circular em Viena. “Este conceito não só fortalece as empresas, mas também cria novos empregos e prepara a cidade para um futuro climaticamente neutro”, acrescenta Stefan Gara, vereador do NEOS.
Conservação de recursos como objetivo urbano
A importância de uma economia circular funcional é indiscutível. Afinal, 75% dos recursos globais são consumidos nas cidades, o que torna ainda mais importante a necessidade de conservar recursos e evitar desperdícios. A implementação de uma economia circular nas zonas urbanas tem o potencial de melhorar o ambiente económico e criar um ambiente de vida saudável. No entanto, a gestão de resíduos é frequentemente considerada fraca, em parte devido à escassez de competências e às responsabilidades pouco claras.
Viena tem uma longa tradição de utilização comunitária de recursos – os transportes públicos e as instituições educativas são apenas alguns exemplos. A economia circular deve, portanto, funcionar como o terceiro pilar da estratégia climática de Viena, juntamente com a proteção climática e a adaptação climática. Cinco princípios, incluindo a justiça na utilização dos recursos e a promoção da participação social, destinam-se a garantir que a mudança para uma maior sustentabilidade não só seja bem-sucedida, mas também inclusiva.
Com esta estratégia, Viena está a dar um passo importante rumo a um futuro mais ecológico e resiliente. As próximas semanas mostrarão como os planos são recebidos pelo município e que medidas concretas podem ser tomadas para implementá-los.