Viena a caminho de uma transição de transportes: anel viário adequado para ciclistas e pedestres!
Viena pretende uma mobilidade mais amiga do ambiente até 2030, a fim de melhorar as condições de tráfego e alcançar os objetivos climáticos.

Viena a caminho de uma transição de transportes: anel viário adequado para ciclistas e pedestres!
Viena prova ser uma cidade líder internacional em muitas áreas. Mas a capital ainda precisa se atualizar no que diz respeito ao trânsito. A comparação com a Ringstrasse é particularmente impressionante, uma rota de transporte central que é de grande importância não só para os vienenses, mas também para numerosos turistas. Pontos turísticos como o Burgtheater, o Parlamento, a Câmara Municipal e o Hofburg adornam este centro cultural da cidade. Apesar da sua atratividade, menos pessoas caminham ou andam de bicicleta em Viena em comparação com cidades como Amesterdão ou Copenhaga, segundo relatos. meinkreis.at.
Uma forma de Viena poder recuperar o atraso no sector dos transportes é o projecto para tornar a Ringstrasse mais amiga dos peões e dos ciclistas. Tais iniciativas já deveriam ter sido realizadas há muito tempo, a fim de alcançar os objetivos climáticos da cidade e continuar a ser uma metrópole inovadora e orientada para o futuro.
O desenvolvimento da mobilidade em Viena
A repartição modal em Viena apresenta progressos encorajadores: atualmente, quase três quartos das viagens (74%) são efetuadas através da rede ambiental, ou seja, de transportes públicos, a pé ou de bicicleta. Este é um aumento significativo de 63% em 2000 até hoje, de acordo com wien.gv.at deve-se à melhoria da rede de transportes públicos e das condições para peões e ciclistas.
Em 2023, a percentagem de tráfego ciclável atingiu pela primeira vez um intervalo de dois dígitos. O que é particularmente surpreendente é que 29% mais pessoas viajaram de comboio e autocarro do que em 2010, enquanto o transporte motorizado privado aumentou apenas 5%. A utilização crescente dos transportes públicos sublinha a tendência para uma mobilidade amiga do ambiente, também em resposta ao contínuo crescimento populacional da cidade.
Desafios para o futuro
Apesar desta evolução positiva, o Inquérito ao Cordão de Viena de 2022 mostra que 77% das pessoas ainda atravessam a fronteira da cidade de carro. Isto deixa claro que Viena ainda tem espaço para melhorias, especialmente no que diz respeito à redução do tráfego automóvel nos limites da cidade. Uma gama revista de transportes públicos e uma gestão eficaz dos espaços de estacionamento são importantes para melhorar ainda mais a mobilidade, tal como os documentos de investigação do Agência de Mobilidade mostrar.
Em 2022, 23% dos novos registos em Viena eram movidos a veículos não fósseis, um valor que caiu para 21% em 2023. A cidade estabeleceu para si mesma o ambicioso objectivo de aumentar a proporção de carros não fósseis para 100% até 2030.
Com uma combinação de projetos de transporte inovadores e medidas específicas para promover meios de transporte ecológicos, Viena enfrenta o desafio de não só melhorar a infraestrutura existente, mas também de alterar de forma sustentável o comportamento de mobilidade dos seus cidadãos. Os próximos passos são cruciais para permanecermos na vanguarda da concorrência internacional no transporte no futuro.