Zelenskyj visita Viena: operação policial sem precedentes!
O presidente ucraniano Zelensky visita Viena em 16 de junho de 2025, acompanhado por rigorosas medidas de segurança no centro da cidade.

Zelenskyj visita Viena: operação policial sem precedentes!
Na segunda-feira, 16 de junho de 2025, o presidente ucraniano Volodymyr Selenskyj pousou no aeroporto de Viena-Schwechat junto com sua esposa Olena Selenska. A visita foi inesperada e foi acompanhada por extensas precauções de segurança. Uma impressionante escolta policial conduziu o casal presidencial em sua viagem ao centro de Viena. Em particular, unidades especiais como o Cobra e o WEGA foram mobilizadas para proteger locais centrais da cidade, enquanto o espaço aéreo era monitorizado por helicópteros. meinkreis.at relatado.
As medidas de segurança não puderam ser ignoradas e levaram a que grandes partes do centro da cidade de Viena, incluindo Heldenplatz, fossem completamente isoladas. O acesso ao público foi fechado a partir das 9h, e os arredores como Michaelertor, Kohlmarkt e Burgtheater também foram afetados. Devido à situação de segurança, tornaram-se necessárias restrições aos transportes públicos, o que fez com que muitos vienenses tivessem de replanear as suas rotas. Esta medida foi descrita pela polícia como um “lockdown durante todo o dia” e a presença policial representou uma das maiores operações de segurança na cidade em muitos anos. hoje.em determina.
Recepção e discussões no Hofburg
Após a sua chegada, o casal presidencial foi recebido com honras militares em Hofburg. O presidente federal Alexander Van der Bellen e a primeira-dama Doris Schmidauer deram as boas-vindas aos dois, enquanto os guardas tocavam os hinos nacionais da Áustria e da Ucrânia. O programa incluiu então conversações bilaterais em formatos de quatro e oito pessoas, para as quais foram convidados a Ministra dos Negócios Estrangeiros Beate Meinl-Reisinger, o Ministro da Economia Karl Hattmannsdorfer e o Vice-Chanceler Andreas Babler.
Ao mesmo tempo, o Vice-Chanceler Babler ofereceu a Áustria como local para futuras negociações de paz e enfatizou o papel do país no cenário geopolítico. Uma coletiva de imprensa conjunta entre as delegações estava marcada para as 15h, com a assinatura de cinco declarações de intenções. Os temas variaram desde a cooperação em matéria de políticas de segurança até à protecção das crianças em zonas de crise. Uma discussão de trabalho entre o presidente Zelenskyj e o chanceler federal Christian Stocker à tarde encerrou o programa.
Protestos e precauções de segurança
No entanto, a visita de estado gerou polêmica. Duas manifestações foram agendadas para o dia: uma em apoio à Ucrânia, enquanto a outra foi contra a visita do Presidente Zelensky. Essas manifestações estavam programadas para acontecer no centro da cidade, com a polícia estabelecendo forte presença ao longo das rotas. Por questões de segurança, não houve informações sobre o número exato de participantes e estratégias, o que agravou ainda mais a situação.
As precauções de segurança em torno do Hofburg e da Chancelaria Federal permaneceram em vigor até a noite, quando Zelensky finalmente viajou de volta a Kiev. A Biblioteca Nacional de Viena e a Casa da História permaneceram fechadas durante a visita, destacando o impacto da visita de Estado na vida quotidiana de Viena.