Herbert Prohaska se retirará da análise ORF em 2026, após a Copa do Mundo!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Herbert Prohaska anuncia aposentadoria como analista da ORF após a Copa do Mundo de 2026 para abordar questões de idade e mudanças no futebol profissional.

Herbert Prohaska kündigt Rückzug als ORF-Analytiker nach der WM 2026 an, um Altersgründe und Veränderungen im Profifußball zu thematisieren.
Herbert Prohaska anuncia aposentadoria como analista da ORF após a Copa do Mundo de 2026 para abordar questões de idade e mudanças no futebol profissional.

Herbert Prohaska se retirará da análise ORF em 2026, após a Copa do Mundo!

Herbert Prohaska, um nome que soa como um hino no cenário do futebol austríaco, anunciou sua aposentadoria como analista da ORF após a Copa do Mundo de 2026. No dia 8 de agosto, Prohaska completará 70 anos e gostaria de decidir por si mesmo quando se despedirá. Embora ele ainda guarde os detalhes exatos para si mesmo, está claro que sua renúncia ocorrerá em 2026. meinkreis.at relatado.

Prohaska, nascido em Viena em 1955, teve uma carreira impressionante. A sua carreira profissional começou em 1972 no Austria Viena, onde se sagrou quatro vezes campeão austríaco e três vezes vencedor da Taça da Áustria, até 1980. O seu percurso levou-o ao Inter de Milão e à AS Roma, onde obteve grande sucesso a nível nacional e internacional. Sua maior fama como jogador o verá nos livros de história como parte da seleção austríaca que criou uma lenda na Argentina em 1978, ao marcar uma impressionante vitória por 3 a 2 sobre a Alemanha. Sua carreira de treinador, que também incluiu diversos títulos de campeonato e uma vaga nas eliminatórias para a Copa do Mundo, também representa uma parte significativa de sua vida, como mostra ORF.at pode ser lido.

Um olhar crítico sobre o futebol moderno

Em seus últimos anos como analista, Prohaska tornou-se cada vez mais crítico em relação ao futebol profissional moderno. Ele critica a perda de humanidade no esporte e teme que os jogadores passem cada vez menos tempo juntos após o treino. Numa altura em que as redes sociais e a comunicação digital estão na vanguarda, Prohaska vê as ligações entre os jogadores ameaçadas.

A ORF já está trabalhando em uma solução sucessora para preservar o legado do lendário jogador de futebol. Há rumores de que uma figura proeminente do futebol austríaco poderia seguir os passos de Prohaska, que também disputou duas Copas do Mundo. No entanto, uma confirmação oficial ainda está pendente.

O desenvolvimento do futebol na Áustria

O futebol austríaco tem uma história emocionante e agitada que remonta ao início do século XX. Os primeiros clubes e o apogeu do futebol sob o comando do técnico Hugo Meisl marcaram uma época em que a seleção nacional terminou nas semifinais da Copa do Mundo da Itália em 1934. Os sucessos nas décadas de 1970 e 1980, em que a seleção austríaca participou de vários torneios importantes, também são inesquecíveis. Os destaques incluem a Copa do Mundo de 1978 e a famosa vitória contra a Alemanha, que ficou nos anais do futebol.

Depois dos reveses da década de 1990, quando a selecção nacional falhou vários torneios, o futebol austríaco tem reflectido sobre os seus antigos pontos fortes desde 2008. Os sucessos dos últimos anos, tanto no futebol masculino como no feminino, dão motivos para optimismo. A selecção nacional feminina qualificou-se recentemente para o Campeonato da Europa de 2017 e impressiona pelo seu notável desenvolvimento em termos de amplitude e futuro do futebol na Áustria. 12termann.at é explicado.