Contrabandistas de drogas da Espanha: 1,5 toneladas de cannabis para Viena!
Uma rede europeia de drogas contrabandeou cannabis para Viena. As autoridades descobriram 1,5 toneladas e inúmeras prisões.

Contrabandistas de drogas da Espanha: 1,5 toneladas de cannabis para Viena!
Nas últimas semanas, a polícia de Viena descobriu uma rede europeia de tráfico de drogas que contrabandeava cannabis de Espanha para a Áustria em grande escala. De acordo com relatos de meinkreis.at Cerca de 1,5 toneladas da droga foram transportadas em um ano. Os investigadores estimam que o grupo seja composto por cerca de 40 pessoas e tenha inúmeras ligações em toda a Europa.
Onze suspeitos foram detidos até agora no âmbito da investigação, que está em curso desde dezembro de 2024. Durante uma busca em Viena, os agentes descobriram vários camiões que transportavam cada um 95 e 110 quilogramas de flores de cannabis. Foram também apreendidos dinheiro no valor de 60 mil euros, armas de fogo e armas brancas. As drogas foram aparentemente carregadas em camiões vindos da Eslovénia que seguiam para Viena via França e Itália.
A rede e suas estruturas
Conforme descobriram os investigadores, a cannabis foi redistribuída em Viena e colocada em apartamentos. Até o momento, foram verificadas 13 entregas, mas o número de casos não notificados pode ser muito maior. Um suspeito que administrava plantações de cannabis na Baixa Áustria e em Burgenland foi localizado por meio de rastreamento por telefone celular. A polícia também observou repetidamente as rotas de condução do suspeito.
As reclamações sobre o ritmo de entrega foram causadas pelo ataque de um caminhão na França durante a campanha “Scirocco”. Esta acção envolveu também autoridades estrangeiras e o grupo de trabalho “Sahara” da Polícia Criminal Federal, fundado em Setembro de 2024. Este grupo foi criado para contrariar o número crescente de grupos de perpetradores do Norte de África. Vale ressaltar que os medicamentos e compradores encontrados em Viena também podem ser atribuídos a esta região.
Discussão social sobre cannabis
O SPD critica em particular as opções de cultivo doméstico não controlado e o valor legal de transporte de até 25 gramas. Especialistas em saúde, como o especialista em assuntos internos do SPD, Sebastian Fiedler, alertam para uma “excelente situação de vendas” para os revendedores. Tendo isto em mente, vários profissionais médicos expressaram preocupações sobre os efeitos psicológicos da cannabis nos jovens.
Riscos de legalização
O Ministro Federal da Saúde, Karl Lauterbach, apoiou a legalização como um passo necessário para uma política moderna de drogas, mas também enfatiza os riscos. Entre 2011 e 2021, a proporção de consumidores de cannabis entre os jovens aumentou 50%. Lauterbach e outros especialistas apelam, portanto, a que os riscos sejam cuidadosamente avaliados. O objectivo dos novos regulamentos não é apenas proteger os consumidores, mas também reduzir o mercado negro e educar as pessoas sobre os perigos do consumo. Um ponto crucial será o aumento da pena para vendas a crianças e jovens, que deverá ser fixada em pelo menos dois anos.
A partir de 1º de abril, os adultos poderão possuir 25 gramas de cannabis e armazenar 50 gramas em casa. Também serão criados clubes de cannabis nos quais até 500 pessoas possam cultivar plantas. Resta saber se estas novas regulamentações irão reduzir ou mesmo aumentar a criminalidade no sector da droga. aerzteblatt.de mostra que o debate é acalorado e muitas questões permanecem sem resposta.