Dieter Quester: Aos 86 anos, na velocidade máxima das corridas!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Saiba mais sobre Dieter Quester, o ativo piloto e autor, que ainda está envolvido no automobilismo aos 86 anos.

Erfahren Sie mehr über Dieter Quester, den aktiven Rennfahrer und Autor, der auch mit 86 Jahren im Motorsport engagiert ist.
Saiba mais sobre Dieter Quester, o ativo piloto e autor, que ainda está envolvido no automobilismo aos 86 anos.

Dieter Quester: Aos 86 anos, na velocidade máxima das corridas!

A história do automobilismo é muito importante em Viena e um nome muito especial se destaca nesta tradição: Dieter Quester. Agora com 86 anos, Quester, que comemorou seu aniversário no dia 30 de maio, continua ativo nas corridas e mantém uma agenda lotada. Apesar da idade, não abrandou nem um pouco, embora por vezes admita que o ritmo já não é tão fácil para ele como era quando era mais jovem. No entanto, ele continua sendo parte integrante do cenário das corridas, organizando ele mesmo projetos e dirigindo carros de corrida regularmente. Como ele mesmo diz, não se vê como um milagre, mas como alguém que encontrou o seu caminho AutoRevue.

Seu best-seller “Como faço para fugir das corridas”, publicado em 1987 pela Orac, mostra o perfeccionista Quester como um brincalhão e ainda está disponível. Além disso, Quester certa vez recebeu uma oferta para contratar Gerhard Berger como companheiro de equipe no BMW 635i, que ele rejeitou. Outro piloto proeminente que começou como estudante de direção da Quester é Toto Wolff, que agora é altamente considerado o chefe da equipe Mercedes. Embora Quester aprecie a carreira de Wolff, ele ocasionalmente critica seu estilo de direção e aparência em cerimônias de premiação e enfatiza a importância dos valores tradicionais no automobilismo.

Um olhar sobre a história do automobilismo na Áustria

As raízes do automobilismo na Áustria remontam ao início do século XX. O Grande Prêmio da Áustria, uma das corridas de automóveis mais prestigiadas da Europa, foi realizado pela primeira vez em 1964 e inicialmente aconteceu no Circuito do Aeródromo de Zeltweg. A história da corrida continuou mais tarde em Österreichring na década de 1970 e tem acontecido no Red Bull Ring em Spielberg desde 1997 Sport Austria.

O Red Bull Ring consolidou-se como um dos locais mais emocionantes, até por momentos lendários como as manobras de ultrapassagem de Niki Lauda, ​​Michael Schumacher e Max Verstappen, que permanecem na memória dos fãs. Vencedores do Grande Prêmio da Áustria como Lauda, ​​​​que triunfou em 1984, e Jochen Rindt, que se tornou o primeiro austríaco a vencer o Campeonato Mundial postumamente em 1970, fazem parte desta história agitada. Rindt, que venceu sua primeira corrida em 1969, continua sendo um ícone do automobilismo até hoje.

As lendas de hoje e seus sucessos

O que muita gente não sabe: Quester também pode ser encontrado entre os lendários pilotos austríacos. Em 1974 participou numa corrida de Fórmula 1 e terminou em 9º na Áustria – o seu melhor resultado. Com uma única participação num Grande Prémio e como vencedor múltiplo na Fórmula 2 Europeia, ele lançou as bases para muitas gerações subsequentes. O que é particularmente digno de nota é que o automobilismo austríaco ainda hoje é caracterizado por pilotos como Niki Lauda, ​​​​Gerhard Berger, Alexander Wurz e muitos outros Formula1.

Os sucessos significativos destes pilotos testemunham uma forte tradição do automobilismo que ainda hoje está viva na Áustria. Através do apoio de organizações como o Automóvel Clube Austríaco (ÖAC), fundado em 1898, a profissionalização do desporto avança e novos talentos são promovidos.

Com personalidades como Dieter Quester mantendo viva a herança do automobilismo, é certo que a história das corridas da Áustria continuará a ser emocionante no futuro.