A impressionante performance solo de Melike Yağız-Baxant em Viena

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Melike Yağız-Baxant apresenta sua segunda apresentação solo no Drachengasse Theatre, Viena, em 8 de novembro de 2025. Tema: Medo e Fé.

Melike Yağız-Baxant präsentiert am 8.11.2025 ihre zweite Soloperformance im Theater Drachengasse, Wien. Thema: Angst und Glauben.
Melike Yağız-Baxant apresenta sua segunda apresentação solo no Drachengasse Theatre, Viena, em 8 de novembro de 2025. Tema: Medo e Fé.

A impressionante performance solo de Melike Yağız-Baxant em Viena

No coração de Viena, onde criatividade e terapia muitas vezes andam de mãos dadas, está programada a segunda apresentação solo do arteterapeuta Melike Yağız-Baxant. Será realizado na renomada clínica Theatre Drachengasse e abordará de forma comovente as lutas e esperanças das pessoas em tratamento psiquiátrico. Segue seu primeiro trabalho “Glückskind” e traz para o palco experiências pessoais e encontros de sua vida cotidiana no hospital. Quanto espaço resta para a individualidade em nossa sociedade padronizada? Yağız-Baxant explora esta questão em sua nova performance, que certamente cativará o público.

Dirigido pelas próprias Gabriela Hütter e Melike Yağız-Baxant, bem como dramaturgia de Anna Schober, o espectador é atraído para os complexos mundos interiores e emoções dos protagonistas. A equipe criativa recebe o apoio de Anillo Sürün, responsável pela colaboração artística e figurinos, bem como de Tuğba Karagülle com gráficos e ilustrações. Melina Cerha-Marcher é responsável pelas relações públicas e pela organização, enquanto os direitos deste comovente trabalho pertencem a Melike Yağız-Baxant.

Criatividade como terapia

A performance não é apenas um evento artístico, mas também uma exploração do mundo da arteterapia que, segundo especialistas como os especialistas do Colônia do Reino Unido desempenha um papel central nos cuidados de saúde mental. A arteterapia não apenas promove a percepção do ambiente através dos sentidos, mas também atende à necessidade básica de expressão criativa. Esta abordagem terapêutica permite fortalecer as estruturas mentais e desenvolver o potencial criativo.

Se as pessoas sofrem de dificuldades psicológicas, o processo criativo da arteterapia, que se concentra tanto no trabalho como no processo de design, pode oferecer um apoio valioso. Esta forma de terapia muitas vezes permite o acesso a recursos inconscientes e promove a autoconfiança, o que é particularmente importante para pessoas com transtorno de estresse pós-traumático ou que vêm de ambientes violentos.

O efeito das terapias criativas

Uma olhada nos numerosos métodos de Terapias criativas mostra quão diversas essas abordagens são. Da arte à musicoterapia e à terapia dramática – cada disciplina tem seu próprio método para tornar sentimentos e pensamentos visíveis e audíveis. Isto oferece uma forma alternativa de comunicação e processamento, especialmente para pessoas que têm dificuldade em expressar verbalmente as suas emoções.

A próxima apresentação de Melike Yağız-Baxant não só inspirará artisticamente, mas também levantará questões importantes sobre o papel da criatividade no processo de cura. Isto deixa claro que a arte não só oferece uma experiência estética, mas também é um valioso instrumento de promoção da saúde mental.

Portanto, se procura uma noite inspiradora e atenciosa, deve marcar a data no Klinik Theatre Drachengasse a vermelho no seu calendário. O exame criativo dos desafios da vida que Melike Yağız-Baxant traz ao palco fala a todos nós. Poderia muito bem ser a oportunidade perfeita para refletir sobre sua própria individualidade em um mundo em constante mudança.