A Bolsa de Valores de Viena está cambaleando: ATX perde 1,11% – os cenários de guerra são um fardo!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Bolsa de Valores de Viena em 19 de junho de 2025: ATX cai devido ao nervosismo do mercado e às quedas europeias. Desenvolvimentos e valores atuais em foco.

Wiener Börse am 19.06.2025: ATX sinkt aufgrund von Marktnervosität und europäischer Rückgänge. Aktuelle Entwicklungen und Werte im Fokus.
Bolsa de Valores de Viena em 19 de junho de 2025: ATX cai devido ao nervosismo do mercado e às quedas europeias. Desenvolvimentos e valores atuais em foco.

A Bolsa de Valores de Viena está cambaleando: ATX perde 1,11% – os cenários de guerra são um fardo!

A Bolsa de Valores de Viena teve um dia de negociação tenso no dia 19 de junho de 2025, que terminou com o ATX caindo 1,11%, para 4.307,90 pontos. Isto deu continuidade à tendência de queda: já era o oitavo dia de perdas nas últimas nove sessões. O nervosismo no mercado foi em grande parte alimentado pela guerra em curso entre Israel e o Irão, uma questão que também dominou os mercados financeiros internacionais. Relate adequadamente Analista de mercado que a incerteza sobre a evolução geopolítica estava a impor um pesado fardo aos investidores em Viena.

As ações bancárias, em particular, arrastaram o ATX para baixo. Houve perdas significativas entre as principais instituições financeiras austríacas: o Bawag perdeu 2,4%, enquanto o Erste Group caiu 1,7% e o Raiffeisen Bank International caiu 2,6%. Esta evolução é alarmante para o sector financeiro, que já opera num ambiente de mercado tenso. Alto Troca Expressa A maioria das bolsas de valores europeias também registou quedas.

Ações em foco

Mas nem todas as empresas sofreram graves reveses. As ações da OMV subiram 1,2% para 46,18 euros, depois do Baader Bank ter aumentado o preço-alvo da petrolífera para 58 euros. A Telekom Austria também conseguiu estabelecer tendências positivas e fechou em +1,3% para 9,56 euros. Aqui, o Deutsche Bank fixou o preço-alvo em 11,0 euros.

Por outro lado ficaram empresas como a Voestalpine, cujas ações caíram 2,1% e a Wienerberger 1,9%, sublinhando a tendência negativa prevalecente nos mercados. Bolsa de Valores de Viena lista a Voestalpine e a Wienerberger entre os representantes tradicionalmente fortes da economia nacional, mas actualmente parecem estar a sofrer a pressão dos desenvolvimentos globais e dos mercados locais.

Vendas e compras

Notícias notáveis ​​vieram da EVN, que conseguiu vender a sua subsidiária Wassertechnik GmbH à Strabag por impressionantes 100 milhões de euros. Esta transação, que também inclui empréstimos de acionistas, mostra que muitas empresas permanecem ativas apesar da atual situação do mercado. As ações da EVN permaneceram inalteradas, enquanto as ações da Strabag caíram 1,4%.

Os actuais desenvolvimentos no mercado bolsista de Viena deixam espaço para especulações sobre os próximos passos e sobre a forma como as tensões geopolíticas no Médio Oriente continuarão a impactar os mercados financeiros. Resta saber se os investidores conseguirão manter a calma ou se as incertezas no mercado permanecerão presentes por algum tempo.