Viena está a planear um intercâmbio farmacêutico: um passo em direção à economia circular?
Viena está a planear uma troca de drogas para conservar recursos, mas os obstáculos legais permanecem. Desenvolvimentos atuais na rede de saúde.

Viena está a planear um intercâmbio farmacêutico: um passo em direção à economia circular?
O que está a acontecer em Viena no que diz respeito ao fornecimento de drogas? Em meados de Outubro, a cidade de Viena apresentou a sua estratégia contra o desperdício de recursos, que também inclui abordagens inovadoras no sector da saúde. O vereador do Meio Ambiente e Clima, Jürgen Czernohorszky (SPÖ), mencionou a ideia, entre outrasSite de troca de medicamentosentre clínicas como exemplo de melhores práticas. Mas algo parece ter dado terrivelmente errado aqui.
Quando perguntamos à Associação de Saúde de Viena (Wigev), descobrimos que atualmente não existe tal troca de medicamentos. O porta-voz Tobias Grubinger deixou claro que a implementação não era possível por razões de legislação farmacêutica e requisitos administrativos. Infelizmente, esta constatação chega demasiado tarde, uma vez que o intercâmbio farmacêutico foi incorretamente listado como uma parte existente da estratégia da economia circular, e não como um objetivo futuro. É, portanto, claro: actualmente não existem planos para trocas de medicamentos nos lares de idosos de Wigev, embora a cidade de Viena planeie examinar a sua viabilidade - claro, em estrita conformidade com os regulamentos aplicáveis em matéria de medicamentos.
Obstáculos legais na troca de medicamentos
Como é a troca de medicamentos nas farmácias? Aqui, as farmácias geralmente têm a oportunidade de apoiar-se mutuamente e fornecer medicamentos. Estes regulamentos baseiam-se nos regulamentos de funcionamento das farmácias (ApBetrO) e na Lei dos Medicamentos (AMG).
- Unter bestimmten Voraussetzungen ist ein Austausch erlaubt, etwa wenn Arzneimittel in dringenden Fällen nötig sind.
- Der § 17 Abs. 6c der ApBetrO beschreibt, dass es eine Ausnahme gibt, wenn die unverzügliche Anwendung des Arzneimittels erforderlich ist.
- Aktuelle Engpässe in der Versorgung könnten die Bedingungen für solche Ausnahmen in vielen Fällen erfüllen.
Estes entraves legais mostram que, embora a troca de medicamentos na farmácia seja possível sob certas condições, no ambiente hospitalar é muito mais exigente. Isto poderia ser problemático para uma solução rápida no sistema de saúde de Viena.
O futuro do fornecimento de medicamentos
A falta de clareza em torno do intercâmbio de drogas levanta muitas questões. Quando é que a cidade de Viena alcançará realmente um avanço? Embora exista um plano para examinar a viabilidade, nenhum prazo específico para a implementação da troca foi anunciado. Na incerteza provisória, resta saber que progressos serão realmente alcançados nos cuidados e no fornecimento de medicamentos.
Continua a ser emocionante ver se Viena poderá não só dar um passo em direcção a uma economia circular num futuro próximo, mas também implementar uma solução sensata para reduzir o desperdício de recursos no sector da saúde. A cidade definitivamente tem muita coisa em jogo, algo está por vir!
Correio relata que...
Jornal farmacêutico explica…
Pessoas Remotas descrevem…