Viena ganha novo centro de saúde sexual: ajuda à vista!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Um novo centro de saúde sexual está a ser construído em Viena, que oferecerá tratamentos médicos abrangentes e aconselhamento a partir de Abril de 2026.

In Wien entsteht ein neues Zentrum für sexuelle Gesundheit, das umfassende medizinische Behandlungen und Beratungen ab April 2026 anbietet.
Um novo centro de saúde sexual está a ser construído em Viena, que oferecerá tratamentos médicos abrangentes e aconselhamento a partir de Abril de 2026.

Viena ganha novo centro de saúde sexual: ajuda à vista!

Algo está acontecendo na área da saúde sexual em Viena. A Aids Hilfe está expandindo seu compromisso e planejando criar um novo centro de saúde sexual. Este será instalado no primeiro andar de um edifício no Cinturão Mariahilfer e promete serviços abrangentes de aconselhamento e testes, bem como tratamentos médicos para qualquer pessoa que queira lidar com questões de saúde sexual. Como notícias.at relata, o infectologista Alexander Zoufaly assumirá a gestão médica do centro.

O soft opening está previsto para abril de 2026, enquanto o funcionamento completo com extenso horário de funcionamento de 61 horas por semana está previsto para começar no segundo semestre de 2026, incluindo o horário de funcionamento aos sábados. Um grande número de testes e tratamentos já estão projetados para o ano de 2027: estão sendo planejados 9 mil testes para doenças sexualmente transmissíveis, 4.300 tratamentos, 200 novos diagnósticos de HIV e 1.500 terapias. A necessidade de tal oferta de ajuda é urgente, uma vez que os novos diagnósticos de VIH na Áustria permanecem estáveis ​​em cerca de 450 por ano, mas estão a aumentar a nível internacional. Em particular, o número de doenças sexualmente transmissíveis está a aumentar rapidamente.

Necessidade de educação e apoio

O relatório sobre contracepção do Ministério da Saúde de 2024 também mostra um declínio no uso de preservativos, o que agrava ainda mais a situação. Agnes Streissler-Führer, especialista em AIDS Help, manifesta preocupação pelo facto de muitos jovens apresentarem um comportamento sexual descuidado porque acreditam que não são afectados. A abertura do centro é, portanto, vista como um passo importante para educar e apoiar grupos em risco.

O centro magnus* também disponibilizará um ponto de contacto para apoio psicossocial. Aqui não se promove apenas cuidados médicos, mas também cuidados psicossociais, que são muito importantes numa cidade como Viena, que ainda tem de ser convincente nesta área. Além disso, estão planeados em Viena uma posição científica e um centro de competência estatística para a saúde sexual, a fim de melhorar os dados disponíveis sobre doenças sexualmente transmissíveis - porque actualmente falta tal informação abrangente na Áustria orf.at notas.

Regulamentos para prestadores de serviços sexuais

Aplicam-se regulamentos rigorosos aos prestadores de serviços sexuais na Áustria: devem ser testados para doenças sexualmente transmissíveis e VIH antes de começarem a trabalhar e a cada seis semanas. Estas verificações são realizadas no Centro de Saúde Sexual do terceiro distrito, onde o gabinete do médico responsável emite cartões de cheque. Qualquer pessoa que perceba sinais de uma doença sexualmente transmissível não deve hesitar em procurar atendimento médico, pois o diagnóstico precoce é fundamental.

Os regulamentos estipulam que deve ser realizado um exame inicial, incluindo um exame de sangue, seguido de verificações regulares. Quem tiver um cartão de controlo emitido pela primeira vez deverá orçamentar 21 euros para o mesmo. O centro de aconselhamento para a saúde sexual oferece apoio social gratuito a este grupo e ao seu ambiente, enquanto o Aids-Hilfe Vienna fornece aconselhamento abrangente sobre questões sobre o VIH, como também pode ser encontrado no site da cidade de Viena: wien.gv.at.

No geral, a expansão planeada do Centro de Saúde Sexual é um passo claro na direcção certa para promover e proteger a saúde sexual em Viena de forma mais eficaz. A vasta gama de serviços, desde tratamentos médicos até apoio psicossocial e educação, beneficiará tanto as pessoas directamente afectadas como toda a comunidade.