Papai Noel na prisão: julgamento por assassinato causa agitação em Viena!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Julgamento contra o “Papai Noel” de 60 anos em Viena: A acusação de tentativa de homicídio foi rejeitada, mas lesões corporais graves permanecem.

Prozess gegen 60-Jährigen "Weihnachtsmann" in Wien: Anklage auf versuchten Mord wird verworfen, schwere Körperverletzung bleibt.
Julgamento contra o “Papai Noel” de 60 anos em Viena: A acusação de tentativa de homicídio foi rejeitada, mas lesões corporais graves permanecem.

Papai Noel na prisão: julgamento por assassinato causa agitação em Viena!

Esta semana, o Tribunal Penal de Viena tratou mais uma vez de um caso muito especial que preocupa as mentes das pessoas: um homem de 60 anos, conhecido como “Papai Noel” na prisão de Josefstadt, estava de volta ao tribunal. A acusação de tentativa de homicídio, da qual ele foi acusado após um incidente no Parque Sigmund Freud em julho de 2024, foi rejeitada pelo júri em fevereiro do ano passado. Em vez disso, decidiram por agressão agravada, o que levou agora a um novo julgamento depois de o veredicto ter sido suspenso devido a um alegado erro do júri. Isso é o que o correio relata.

O julgamento, que será ouvido por um júri recém-constituído, poderá ser de grande importância para o réu. Como ele mesmo explicou, agiu em legítima defesa no dia 29 de julho de 2024, quando esfaqueou uma pessoa de 55 anos. No tribunal, ele negou veementemente a tentativa de homicídio, mas admitiu que durante a discussão em questão atacou diversas vezes a vítima com uma faca. A defesa criticou duramente a atuação dos juízes profissionais.

A disputa em detalhes

Conforme relata o SN.at, a violenta altercação ocorreu durante um encontro com um amigo no Parque Sigmund Freud. O arguido alega que foi inicialmente sujeito a uma agressão verbal por parte da vítima posterior, que fez comentários insultuosos e depois tornou-se violento. Durante a briga, diz o réu, ele estava exausto e agiu com medo de ser “espancado”. Ele esfaqueou o homem de 55 anos cinco vezes na região do estômago, causando ferimentos graves que exigiram uma cirurgia de emergência. A oferta de álcool – várias latas de cerveja e vodca – teria desempenhado um papel importante porque a vítima não se lembrava das circunstâncias do crime.

O próprio réu disse que não poderia mais fazer mais nada nesta situação e descreveu suas ações como uma defesa desesperada. Ele afirmou que o esfaqueou diversas vezes na esperança de acabar com a discussão. Os ferimentos resultantes foram tão graves que, segundo os médicos, a vida do homem de 55 anos corria grave perigo.

Investigações e consequências legais

A investigação levou o arguido a recorrer voluntariamente à polícia no final de agosto de 2024, depois de ter sido procurado. Uma foto do “Papai Noel” já havia sido distribuída no TikTok, o que alimentou ainda mais o interesse do público neste evento incomum. Ele confessou ter uma faca com ele, mas explicou isso como um mau hábito de sua época como cocheiro. O homem também se interessa pela carreira: aprendeu o ofício de oleiro e de fabricante de azulejos.

Toda a situação em torno deste julgamento é mais do que bizarra e mostra que os limites entre autodefesa e lesões corporais são por vezes difíceis de definir. O resultado do processo ainda está para ser visto, mas a Câmara Municipal de Viena tem um emocionante drama no tribunal.

O julgamento está sendo acompanhado com grande atenção da mídia, e a questão permanece: como o júri recém-formado avaliará as provas e os depoimentos? Os próximos dias de negociações prometem continuar a levantar muitas questões.