O beneditino Anselm Grün revela: É assim que luto contra o calor do verão!
Anselm Grün, beneditino de Münsterschwarzach, partilha a sabedoria monástica para os dias quentes. Descubra sua abordagem!

O beneditino Anselm Grün revela: É assim que luto contra o calor do verão!
No calor escaldante do verão que também assola o mosteiro beneditino em Münsterschwarzach, perto de Würzburg, Anselm Grün, um renomado beneditino e autor de best-sellers, tem um truque prático para compartilhar no mosteiro. Em conversa recente, ele explicou como está lidando com o calor. “Às vezes você usa shorts por hábito”, ele revela com um sorriso. Em dias muito quentes ele até tira completamente o hábito monástico para se refrescar confortavelmente. Com seu longo manto religioso preto, ele pode parecer tradicional por fora, mas por trás dessa fachada há uma atitude moderna perante a vida.
Os beneditinos, também conhecidos como monges e freiras, que seguem a Regra de São Bento de Núrsia, do século VI, são tudo menos antiquados. Este mais antigo movimento monástico sobrevivente da Igreja Católica está firmemente ancorado na vida de hoje. No que diz respeito ao caráter e à organização da sua vida religiosa, os beneditinos são guiados por uma tradição profundamente enraizada. A regra exige um equilíbrio entre oração, trabalho e estudo - como mostra o comprovado lema “Ora et labora” (rezar e trabalhar).
Atualidade através da tradição
Em tempos de mudança, é particularmente importante manter vivas as suas próprias tradições. A regra do monge serve este propósito, adaptando-se constantemente aos desafios dos tempos Site beneditino explicou. Através da revisão constante e do desenvolvimento colaborativo, adaptado às questões atuais, esta regra permanece relevante e útil. Os beneditinos exercem diversas profissões, seja como pastores, professores ou artesãos, e por isso se dedicam a questões atuais.
A própria ordem tem uma história agitada, que remonta à fundação do primeiro mosteiro em Subiaco, perto de Roma, no início do século VI. Bento de Núrsia, o fundador, não só reorganizou a vida monástica com a sua regra, mas também elevou a espiritualidade do trabalho a um novo nível. Porém, com o passar do tempo, as condições sociais sempre mudaram e os beneditinos tiveram que se adaptar sem perder as raízes.
Um caminho de comunidade
Um elemento importante da espiritualidade beneditina é a comunidade. O foco é unir forças e trabalhar juntos Dicionário de santos descreve. A preservação destes valores conduz a um diálogo constante entre tradição e modernidade, fundamental para a sobrevivência da vida monástica. Por exemplo, hoje existem reformas que influenciam a vida monástica dos beneditinos para poder reagir aos acontecimentos mundiais.
No geral, mostra que a ordem não só teve o seu valor no passado, mas também desempenha um papel importante hoje. Com Anselm Grün, um monge empenhado dá um toque moderno a esta herança e mostra-nos como se pode manter a calma mesmo em tempos de calor - talvez não só fora, mas também dentro dos muros do mosteiro.