A Bélgica apresenta um novo índice de reparo para dispositivos elétricos!

A Bélgica apresenta um novo índice de reparo para dispositivos elétricos!

A Bélgica deu um passo significativo em direção à sustentabilidade, introduzindo um índice de reparo como um segundo país na Europa na França. O índice, que entrou em vigor em 2 de maio de 2025, serve para avaliar o reparo de aparelhos elétricos e informar os consumidores sobre ele. Os workshops que colocam o dispositivo reparado de volta em operação devem se concentrar muito mais no futuro. A iniciativa faz parte de um plano de ação abrangente para a economia circular na Bélgica, que visa proteger os recursos e reduzir o lixo. O WKO relata que o índice em uma escala de 0 a 10 avalia as possibilidades de reparo e desmontagem.

Os produtos preliminares para os quais esse índice são obrigatórios são uma mistura colorida de dispositivos cotidianos, incluindo lava -louças, aspirador de pó, limpador de alta pressão, cortador de grama e cadernos sem tela sensível ao toque. Um ponto importante é que, em uma segunda fase, as bicicletas elétricas, os etapas eletrônicas e os comprimidos também devem ser incluídos nesta avaliação. Este será um consumidor: ajuda dentro da compra de dispositivos para tomar uma decisão informada com base em seu reparo.

O caminho para mais transparência

Para aumentar a transparência, os fabricantes e os importadores devem determinar e fornecer o índice de reparo de seus produtos. Os vendedores são obrigados a mostrar a nota do índice, além do preço e fornecer ao cliente: dentro de um link ou código QR para os detalhes do cálculo. Um banco de dados on -line também é fornecido para que os consumidores possam verificar e comparar o índice de diferentes dispositivos dentro. Esse procedimento deve não apenas facilitar a decisão de compra, mas também estender a duração da permanência dos produtos nas famílias.

O plano de fundo para essas medidas é especialmente especificado pela UE. Com as diretrizes Ecodesign, os requisitos para eficiência energética e reparação para grupos de produtos foram definidos em dezembro de 2019. tüv Enfatia que se trata de criar funcionários longos que não são apenas os que não seriam.

Diretrizes da UE e Lei de Reparo

As novas iniciativas na UE, como a regulamentação do ECODESIGN para produtos sustentáveis (ESPR) e a diretriz para "o direito de reparar", também são projetados para tornar os produtos mais sustentáveis. According to Federal Environment Agency , manufacturers have to provide spare parts for their products for many years to enable uncomplicated repair. Idealmente, essas peças de reposição devem estar disponíveis dentro de 15 dias úteis após o pedido e podem ser facilmente substituídos por ferramentas comuns.

Graças a esses regulamentos e ao novo índice de reparo, será mais fácil para os consumidores: no futuro, será mais fácil escolher dispositivos que não são apenas poderosos, mas também reparáveis. Isso não apenas contribui para a longevidade dos produtos, mas também um passo na direção certa para um futuro mais sustentável. Nos próximos anos, certamente seremos capazes de observar como esses desenvolvimentos terão um impacto no comportamento do mercado e do consumo.

Details
OrtWieden, Österreich
Quellen

Kommentare (0)