Futuro da igualdade: Início da Conferência LeadHERship 2025 em Viena
Em 11 de novembro de 2025, um pré-jantar para a conferência Future of LeadHERship acontecerá no The Hoxton Vienna, com foco na igualdade e na liderança moderna.

Futuro da igualdade: Início da Conferência LeadHERship 2025 em Viena
Em 11 de novembro de 2025, um brilhante pré-jantar para a conferência Future of LeadHERship ocorreu no The Hoxton Vienna. Um ilustre grupo de empresários, investidores e líderes reuniu-se para discutir os desafios e oportunidades da igualdade no mundo do trabalho moderno. O evento marcou o início de uma conferência que é considerada uma importante plataforma para a liderança moderna e a igualdade nos países de língua alemã. Todos os anos, eles atraem mais de 500 convidados de empresas, da indústria de RH e do cenário de start-ups.
O discurso de abertura foi proferido por Vada Prosquill, fundadora do clube de negócios feminino Leaders in Heels. Ela enfatizou a necessidade de um entendimento comum da igualdade vivida no mundo do trabalho, que também foi a mensagem principal do evento. Entre os convidados estavam a estilista Marina Hoermanseder, bem como o investidor Ben Ruschin e Eugen Prosquill, CEO da Warda Network GmbH. Isto proporcionou informações interessantes sobre as tendências de marketing para 2026, enquanto Monika Sternathova, do Erste Group, se concentrou na educação financeira como a chave para o empoderamento das mulheres.
O desafio da disparidade de género
Apesar dos progressos, a proporção de mulheres em posições de liderança em 2025 continuará a ficar atrás dos seus colegas homens. De acordo com um estudo realizado por cientistas da WHU citando WHU, continua a ser um desafio conseguir que mais mulheres ocupem cargos de chefia e mantê-las lá. O estudo examina medidas neutras em termos de género e específicas de género para apoiar as mulheres em cargos de liderança. Estes incluem, entre outros:
- Gender-neutrale Maßnahmen: Transparente Rekrutierungsprozesse, anonyme Bewerbungsverfahren und Schulungen zur Sensibilisierung für unbewusste Vorurteile.
- Gender-sensible Maßnahmen: Mentoring-Programme, Frauenförderprogramme und Netzwerkveranstaltungen zur Vernetzung von Frauen.
Estas abordagens são particularmente importantes para colmatar a disparidade de género na estrutura da força de trabalho e promover a igualdade no mundo empresarial.
Quadro jurídico
Para contrariar estes desafios, foi introduzida a Lei dos Posições de Liderança (FüPoG), que tem como objectivo aumentar a proporção de mulheres em cargos de liderança nos sectores privado e público desde que foi aprovada em 1 de Maio de 2015. Os actuais regulamentos desta lei e da sua alteração (FüPoG II) mostram que a pressão legal para promover a igualdade está a aumentar e as empresas são obrigadas a cumprir cotas mínimas. Para as empresas cotadas, por exemplo, a introdução de uma proporção mínima de 30% de mulheres nos conselhos de supervisão tornou-se obrigatória desde 1 de janeiro de 2016, o que incentiva as empresas a definirem metas claras e a reportarem a sua implementação, uma vez que a informação dos BMBF.
As actuais condições e medidas de enquadramento mostram que ainda há muito a fazer a nível de gestão para alcançar mudanças sustentáveis. A Conferência Future of LeadHERship 2025 oferece o espaço ideal para abordar estes importantes temas e proporcionar um novo impulso à igualdade para as mulheres no mundo do trabalho.