Viena depende de uma tranquilidade florescente: novos cemitérios em prados para enterros ecológicos

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A partir da primavera de 2026, Viena abrirá sepulturas de flores ecológicas no cemitério Simmering para sepultamentos naturais.

Wien eröffnet ab Frühjahr 2026 umweltfreundliche Blumenwiesengräber auf dem Friedhof Simmering für naturnahe Bestattungen.
A partir da primavera de 2026, Viena abrirá sepulturas de flores ecológicas no cemitério Simmering para sepultamentos naturais.

Viena depende de uma tranquilidade florescente: novos cemitérios em prados para enterros ecológicos

Viena está estabelecendo novas tendências na área da cultura funerária. A partir da primavera de 2026, os falecidos poderão encontrar seu local de descanso final na forma de túmulos floridos em um cemitério de urnas recém-projetado em Simmering. Este conceito inovador combina o respeito pelos falecidos com uma profunda ligação à natureza. A cidade oferece uma alternativa ecológica às formas convencionais de sepultamento que estão se tornando cada vez mais populares. Como vecerni-praha.cz Segundo relatos, está sendo criada uma paisagem florida no 11º distrito, que pretende simbolizar o círculo da vida.

A paisagem do cemitério será ampliada com até 890 novas sepulturas. Estes cemitérios em prados fazem parte de uma iniciativa de longo prazo que visa promover a natureza em ambientes urbanos. Urnas biodegradáveis, que se decompõem com o tempo, tornam esta forma de sepultamento particularmente sustentável. Os túmulos são dispostos em forma de pétalas de flores e decorados com plantas selecionadas para celebrar a aparência em constante mudança da flora.

Formas únicas de enterro em Viena

Os cemitérios vienenses já oferecem uma ampla gama de opções de sepultamento natural. Como friedhoefewien.at explica, fazem parte da oferta sepulturas florestais, de árvores e arbustos, bem como jardins de urnas que são destruídos pela água da chuva. Este enfoque ecológico já atrai muitas pessoas, uma vez que cerca de 40% dos enterros em Viena hoje ocorrem na forma de enterros em urnas.

Particularmente impressionante é o cemitério natural do Cemitério Central de Viena, único na Europa. Aqui são permitidos caixões ecológicos sem partes metálicas ou sintéticas, mesmo sem cremação prévia. O conceito “De volta à natureza, de volta ao Bim” reflecte a filosofia de que a responsabilidade ecológica desempenha um papel central no planeamento e concepção de cemitérios.

A natureza como retiro

Os novos túmulos floridos não serão apenas locais de despedida, mas também oásis de paz e natureza para todos os cidadãos vienenses. O aspecto da proximidade com a natureza é essencial: as plantas nas sepulturas simbolizam a transitoriedade e a renovação da vida, o que é particularmente importante nos tempos de rápida evolução de hoje.

Um total de cerca de 66.000 m² já está disponível para sepulturas naturais nos cemitérios de Viena. A alegria das opções de sepultamento natural está encontrando cada vez mais aprovação entre a população. Este desenvolvimento representa um passo na direção certa para dar um novo significado aos cemitérios urbanos e oferecer às pessoas um lugar de reflexão e paz.

Neste sentido, a iniciativa “Jardinagem Urbana Cemitério” está a tornar-se cada vez mais popular e contribui para a sensibilização sobre a responsabilidade ecológica de cada indivíduo.