Mau serviço no ICE para Viena: bistrô de bordo fechado!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Descubra por que o ICE para Viena está enfrentando atrasos e o bistrô a bordo está fechado - pontualidade DB atual.

Erfahren Sie, warum der ICE nach Wien mit Verspätungen kämpft und das Bord-Bistro geschlossen ist – aktuelle DB-Pünktlichkeit.
Descubra por que o ICE para Viena está enfrentando atrasos e o bistrô a bordo está fechado - pontualidade DB atual.

Mau serviço no ICE para Viena: bistrô de bordo fechado!

Na viagem de Nuremberga a Viena, os passageiros enfrentam actualmente uma mistura de inconvenientes e desafios. Um trem ICE da Deutsche Bahn nesta rota foi afetado hoje por um incidente inesperado, que afetou significativamente a experiência de viagem. O bistrô a bordo estava fechado, o que significava que os viajantes não podiam receber alimentos ou bebidas. O motivo: um defeito técnico que foi identificado como “água marrom” vinda do ralo. Isso fez com que os passageiros tivessem à disposição apenas alguns doces e croissants, que também se esgotaram logo após a partida para Passau. Até o comissário do trem, que foi obrigado a aquecer a própria comida no micro-ondas, foi recebido com olhares insatisfeitos dos passageiros.

Mas isso é apenas parte da história. De acordo com o Schwäbische Post, a pontualidade da Deutsche Bahn terá caído para um ponto baixo em 2024. Apenas 62,5% dos trens ICE e IC chegaram ao seu destino a tempo. Se você olhar mais para trás, verá que os últimos anos não foram melhores: em 2023 a pontualidade era de 64% e em 2022 era de 65,2%. O valor mais elevado foi alcançado em 2004 com 84,3%. Olhando para os números, fica claro que mais de um terço dos comboios de longa distância atrasaram-se no ano passado – 37,5% para ser mais preciso – o que é o pior registo em 21 anos.

Problemas de pontualidade e suas causas

As razões para a falta de pontualidade são variadas. Uma grande parte dos atrasos – uns impressionantes 80% – deve-se a infraestruturas desatualizadas e sobrecarregadas. No entanto, a Deutsche Bahn tem grandes planos: planeia renovar 41 corredores muito frequentados até 2030, com o objectivo de aumentar a pontualidade dos comboios ICE e IC para 75-80% até ao final de 2027. A primeira renovação começou em 2024 entre Frankfurt e Mannheim.

A situação parece muito melhor no transporte regional. Aqui, 90,3% dos trens chegaram no horário se você olhar os números de 2023, onde o valor foi de 91%. A DB também anunciou que iria investir cerca de 17 mil milhões de euros em infraestruturas em 2024. Durante as férias de Natal, foi registada mais de 80% de pontualidade - um pequeno raio de esperança em estatísticas que de outra forma seriam bastante sombrias.

Uma olhada no futuro das ferrovias

No entanto, os passageiros da Deutsche Bahn também têm de se preparar para novos desafios. Em junho de 2024, a taxa de pontualidade foi particularmente baixa, 52,9% – um dos piores valores do ano. As causas foram inundações e danos às barragens, o que levou a novos atrasos. Canteiros de obras que levarão a desvios e tempos de viagem mais longos entre Berlim e Hamburgo durante nove meses a partir de agosto também são outro fator que dificulta o planejamento de viagens.

Por último, resta saber se as medidas anunciadas darão frutos e se a ferrovia poderá voltar a ganhar velocidade num futuro próximo. Os passageiros esperam melhorias à medida que a Deutsche Bahn continua a trabalhar nas suas soluções. Informações sobre pontualidade dos trens também podem ser encontradas em Statista.