Mulheres empoderando mulheres: integração bem-sucedida no projeto de vizinhança de Viena

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A associação “Vizinhos” em Viena apoia mulheres refugiadas na sua integração com ajuda pessoal e multilingue e workshops.

Der Verein "Nachbarinnen" in Wien unterstützt geflüchtete Frauen bei der Integration mit mehrsprachiger, persönlicher Hilfe und Workshops.
A associação “Vizinhos” em Viena apoia mulheres refugiadas na sua integração com ajuda pessoal e multilingue e workshops.

Mulheres empoderando mulheres: integração bem-sucedida no projeto de vizinhança de Viena

Em Viena, a associação “Vizinhos” está activamente envolvida no trabalho de integração das mulheres refugiadas. Esta iniciativa apoia mulheres recém-chegadas, apoiando-as com mulheres com a sua própria experiência de migração. Desta forma, a chegada à Áustria é facilitada e o apoio é prestado de forma multilingue e quotidiana. No dia 3 de junho, ocorreu um evento de imprensa na oficina de costura da associação no 15º distrito, que ofereceu muitos insights interessantes sobre o trabalho no local.

A associação emprega mulheres que trabalham como assistentes sociais em cinco línguas nativas diferentes. Este apoio dura normalmente entre seis e doze meses. Um elemento central deste apoio é o contacto pessoal: os assistentes sociais visitam as famílias nas suas casas e funcionam como modelos. Dessa forma, o sentimento de pertencimento é fortalecido. Os alunos também oferecem recursos de aprendizagem para crianças, que podem ser usados ​​em média três horas por semana.

Experiências em primeira mão

Firdes Acar, uma assistente social experiente, apoia famílias desde 2013 e também tem experiência em migração. Ela é a pessoa de contato para diversos temas, como sistema escolar, saúde e canais oficiais. Um exemplo impressionante de seu trabalho é o de uma mulher que conseguiu emprego como ajudante de cozinha através da Acar após 20 anos no ambiente doméstico. Isto mostra a importância da integração das mulheres para a sociedade, especialmente tendo em conta a actual escassez de mão-de-obra.

Destaca-se a oficina de costura do clube, que há oito anos produz produtos de upcycling e emprega sete costureiras. Em 2023, a oficina de costura alcançou vendas de 136.956 euros. Este tipo de trabalho criativo proporciona a muitas mulheres não apenas renda, mas também uma sensação de autorrealização.

Novos projetos para empoderamento

Outro projeto interessante já está em fase de arranque: o projeto “Frau.Macht.Recht” está previsto para começar no outono de 2025 e destina-se a mulheres de uma vasta gama de comunidades. O objetivo é dar-lhes uma compreensão do acesso à democracia. Estão previstas cinco oficinas para 75 mulheres, que terminarão com vídeos criativos para redes sociais. A Ministra da Mulher, Eva-Maria Holzleitner, também deverá ser convidada de honra no evento de encerramento.

Além disso, a situação das mulheres refugiadas na Alemanha deve ser tida em conta num contexto mais amplo, onde foram criados vários projectos para apoiar pessoas que necessitam de protecção. Estas iniciativas enfatizam o empoderamento das mulheres e a importância de conhecer os seus direitos. O folheto “Direitos para TODAS as Mulheres” fornece informação multilingue sobre direitos básicos e é uma ferramenta importante para muitas. Não precisamos todos entender um pouco melhor como apoiar as mulheres? Estas abordagens deverão também estabelecer um precedente na Áustria integraçõesleiter.de mostra.

Em resumo, pode-se dizer que a associação “Vizinhos”, com os seus projectos e trabalho dedicado, dá um valioso contributo para a integração das mulheres refugiadas e ao mesmo tempo desempenha um papel importante na sociedade. Os próximos meses trarão muitas inovações interessantes destinadas a capacitar as mulheres e integrá-las na comunidade, porque, como sabemos: a integração funciona melhor em conjunto.