Proibição de cães na área de Otto Wagner: regras são permanentemente ignoradas!
Na área de Otto Wagner, em Penzing, a proibição ignorada dos cães está a causar conflitos. A iniciativa “Steinhof Preserve” exige controles mais rígidos.

Proibição de cães na área de Otto Wagner: regras são permanentemente ignoradas!
Atualmente há muita coisa acontecendo nas instalações da Otto Wagner em Viena-Penzing. O debate sobre a proibição estrita de cães no local historicamente importante, que também serve como área de recreação local, aumenta cada vez mais. Cada vez mais donos de cães ignoram as regras e com isso aumentam as reclamações de moradores e visitantes. A iniciativa de cidadania “Preserve Steinhof” alerta o público e apela a que se repense os controlos e a visibilidade da proibição. De acordo com oe24.at, especialmente durante os dias de colheita em setembro, há uma onda de donos de cães que simplesmente ignoram a proibição.
A situação está chegando ao auge à medida que relatos de cães sendo passeados descaradamente no site circulam online. O crescente desrespeito pela proibição pode ter consequências fatais para áreas médicas sensíveis no local, incluindo enfermarias psiquiátricas e departamento pulmonar. Espécies animais ameaçadas de extinção também vivem aqui e encontram um lugar para se refugiar na campina. Apesar de informações claras sobre a proibição de cães nas entradas, o conhecimento das regras pelos donos de cães muitas vezes fica no esquecimento e não há verificação na caixa do porteiro na entrada principal.
Procurando soluções
É aqui que Gesiba, proprietário do imóvel, intervém e tenta sensibilizar os inquilinos. Com circulares regulares e funcionários de segurança treinados, a Gesiba implementa medidas para garantir o cumprimento dos requisitos. No entanto, dificilmente são possíveis controlos completos devido à natureza abertamente acessível da área. Muitos inquilinos levam seus cães para passear por toda a área, embora só possam ir diretamente ao apartamento. Qualquer pessoa que não siga as regras, com ou sem cão, não só comete um crime, mas também coloca a natureza e a infra-estrutura médica em perigo.
A iniciativa meinkreis.at tem, portanto, exigências claras. Entre outras coisas, é necessária uma maior sensibilização do público, bem como controlos mais consistentes em toda a área. As queixas sobre reações agressivas à informação que proíbe os cães estão a aumentar e mostram que é urgentemente necessário um diálogo. Com os inúmeros eventos e a maioria das pessoas, cada um tem que fazer a sua parte para manter o Espaço Otto Wagner como um lugar de paz e convivência respeitosa.
Um apelo a todos os donos de cães
A Gesiba também aposta na educação: os cães devem ser mantidos com coleira nas instalações da Gesiba e – quando necessário – equipados com focinheira. Qualquer pessoa que não cumpra estas regras estará no caminho certo de pôr em risco o valioso equilíbrio entre a natureza e o uso humano. A área não é apenas um retiro para animais, mas também um monumento histórico que precisa ser protegido. A responsabilidade aqui cabe claramente a cada visitante individual.
A indignação em torno da proibição de cães na área de Otto Wagner mostra que uma boa vizinhança também significa responsabilidade. Talvez seja hora de lutarmos juntos por soluções e garantirmos o título de “pulmão verde de Viena” no futuro!