Disputa pela exposição da Fox: Obras históricas geram debate!
Uma exposição é inaugurada no Museu Ernst Fuchs em Hütteldorf no décimo aniversário da morte do realista fantástico Ernst Fuchs.

Disputa pela exposição da Fox: Obras históricas geram debate!
Hoje, 10 de novembro de 2025, em Museu Ernest Fuchs Uma exposição muito especial foi inaugurada em Viena-Hütteldorf. O título “Meu estúdio está órfão” homenageia Ernst Fuchs, falecido há dez anos e é considerado um dos mais importantes representantes do realismo fantástico. A exposição apresenta pela primeira vez esboços e desenhos de seu amigo Arnulf Rainer, que Fuchs descobriu no final da década de 1940 em um estúdio compartilhado em Leopoldstadt.
Apesar da ocasião festiva, o clima continua tenso. O próprio Rainer decidiu protestar contra a apresentação do seu trabalho anterior e descreve-o como um fracasso. O Museu Ernst Fuchs ainda planeja realizar a exposição porque as obras são vistas como importantes documentos contemporâneos de uma fase inicial de ambos os artistas.
Um olhar sobre a história dos realistas fantásticos
Ernst Fuchs, juntamente com outros artistas conhecidos como Arik Brauer e Wolfgang Hutter, oEscola de Realismo Fantástico de Vienaco-fundado. Este movimento, lançado em 1946, surgiu como contraponto à arte abstrata dominante e combina estilos naturalistas com elementos oníricos, mitológicos e místicos. Fuchs é considerado uma das principais figuras deste movimento artístico, que se propôs a dar uma nova forma às técnicas dos Antigos Mestres.
A primeira exposição da Escola Vienense teve lugar no Belvedere de Viena em 1959 e apresentou novos desafios para as futuras gerações de artistas. O foco de Fuchs em imagens detalhadas e simbolicamente poderosas moldou não apenas o seu próprio trabalho, mas também o de todo o movimento.
Perspectivas sobre as próximas exposições
A exposição “Meu estúdio é órfão” é o início de uma nova série de exposições no Salão Adolf Böhm da Villa Otto Wagner, que Fuchs projetou como o trabalho de sua vida desde 1972. Os amantes da arte no Salão Adolf Böhm podem esperar pelas próximas exposições apresentando obras de outros grandes nomes, comoFriedensreich Hundertwassere deveria mostrar Arnulf Rainer novamente. O objetivo destas iniciativas é revitalizar o diálogo artístico dos Realistas Fantásticos e atingir um público mais vasto.
No geral, a exposição não só marca uma memória honrosa de Ernst Fuchs, mas também mostra como lidar com o passado pode desencadear processos criativos e redescobertas no presente.