Nova esperança para pacientes com câncer: MedUni Vienna inicia programa de 24 milhões!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 7 de julho de 2025, Viena apresentará aos novos grupos de pesquisa clínica da MedUni Viena 24 milhões de euros em financiamento para medicina orientada ao paciente.

Am 7. Juli 2025 präsentiert Wien neue klinische Forschungsgruppen der MedUni Wien mit 24 Millionen Euro Förderung für patientenorientierte Medizin.
Em 7 de julho de 2025, Viena apresentará aos novos grupos de pesquisa clínica da MedUni Viena 24 milhões de euros em financiamento para medicina orientada ao paciente.

Nova esperança para pacientes com câncer: MedUni Vienna inicia programa de 24 milhões!

Em 7 de julho de 2025, foi apresentado em Viena um novo programa de financiamento da Ludwig Boltzmann Society (LBG), que se concentra em tópicos orientados para o paciente em pesquisa clínica não comercial. Este programa, conhecido como Grupos de Pesquisa Clínica (KFG), foi lançado em 2022 para preencher uma lacuna importante no campo da pesquisa clínica. O financiamento totalizando 24 milhões de euros é fornecido pelo Ministério Federal da Mulher, Ciência e Pesquisa (BMFWF) e pelo Future Austria Fund.

O evento destacou os três novos grupos de pesquisa clínica voltados para oncologia e neurologia. Esses KFGs são:

  1. Resolução CRC

    • Ziel: Bekämpfung von Therapieresistenzen bei Darmkrebs mit personalisierten Tumormodellen.
    • Leitung: Johannes Längle von der Universitätsklinik für Allgemeinchirurgie, MedUni Wien.
  2. StrikeBC

    • Ziel: Verbesserung der Überlebenschancen und Lebensqualität von Menschen mit Blasenkrebs.
    • Leitung: Bernhard Englinger von der Universitätsklinik für Urologie, MedUni Wien.
  3. EPICONN
    • Ziel: Vorausschauende und personalisierte Behandlung für fokale Epilepsie.
    • Leitung: Silvia Bonelli-Nauer von der Universitätsklinik für Neurologie, MedUni Wien.

Os KFG são financiados por um período máximo de oito anos, sendo disponibilizados até cerca de oito milhões de euros cada. No KFG CRC-Res, modelos tumorais personalizados são usados ​​para identificar novas abordagens terapêuticas. StrikeBC coletará dados relevantes de várias fontes para desenvolver opções de tratamento individualizadas para o câncer de bexiga. Além disso, a EPICONN identificará especificamente biomarcadores para individualizar o tratamento da epilepsia focal e melhorar de forma sustentável a qualidade de vida das pessoas afetadas. Na primeira fase do EPICONN serão convidadas a participar 300 pessoas com epilepsia focal.

Financiamento de pesquisa em medicina translacional

A importância dos grupos de pesquisa clínica vai além do mero financiamento. O objetivo do financiamento é intensificar a colaboração científica entre a investigação básica e a aplicação clínica e, assim, também apoiar processos de investigação translacional. A medicina translacional trata da implementação dos resultados da investigação nos cuidados de saúde e requer uma estreita cooperação entre diferentes disciplinas.

Os fundamentos da medicina translacional são estimulantes: estudos mostram que apenas uma pequena proporção dos novos conceitos de investigação em saúde chega diretamente à prática clínica. É aqui que entra em jogo a iniciativa KFG, que promove a troca de conhecimento entre investigadores, terapeutas e pacientes e centra-se na melhoria da promoção da saúde, do diagnóstico e da terapia, num espírito de tradução do conhecimento.

Perspectivas de longo prazo

O financiamento de tais grupos de investigação não depende apenas de apoio monetário, mas também da criação de oportunidades estruturadas de formação e cooperação dentro das clínicas. O objetivo é criar uma base sólida para a pesquisa clínica e familiarizar intensamente os institutos com os desafios e necessidades no atendimento aos pacientes.

Com o novo programa de financiamento da Sociedade Ludwig Boltzmann e os três novos grupos de investigação clínica, Viena dá mais um passo no sentido de melhorar os cuidados de saúde e mostra como a investigação médica e a prática clínica podem andar de mãos dadas. O elevado nível de apoio financeiro e o foco em temas orientados para o paciente podem ser vistos como um exemplo de investigação médica promissora que visa satisfazer as elevadas exigências do sistema de saúde.