Nova esperança para pacientes com câncer: Meduni Viena inicia 24 milhões de programas!

Nova esperança para pacientes com câncer: Meduni Viena inicia 24 milhões de programas!

Em 7 de julho de 2025, um novo programa de financiamento do Ludwig Boltzmann Gesellschaft (LBG) foi apresentado em Viena, que se concentra no paciente: tópicos orientados para o interno em pesquisas clínicas não comerciais. Este programa, conhecido como Grupos de Pesquisa Clínica (KFG), foi lançada em 2022 para fechar uma lacuna importante no campo da pesquisa clínica. O valor do financiamento de um total de 24 milhões de euros é fornecido pelo Ministério Federal de Mulheres, Ciência e Pesquisa (BMFWF) e pelo Fundo Futuro da Áustria.

O evento iluminou os três novos grupos de pesquisa clínica que se concentram em oncologia e neurologia. Esses KFGs são:

  1. CRC-res

    • Objetivo: combatendo a resistência à terapia no câncer de cólon com modelos de tumores personalizados.
    • Cabeça: Johannes Längle da Clínica da Universidade de Cirurgia Geral, Meduni Viena.
  2. strikebc

    • Objetivo: Melhoria das chances de sobrevivência e qualidade de vida de pessoas com câncer de bexiga.
    • Cabeça: Bernhard Englinger, da University Clinic for Urology, Meduni Viena.
  3. Epiconn
    • Objetivo: previsão e tratamento personalizado para epilepsia focal.
    • Cabeça: Silvia Bonelli-Nauer, da Clínica Universitária de Neurologia, Meduni Viena.
  4. Os KFGs são financiados por até oito anos, cada um com até oito milhões de euros. Os modelos de tumores personalizados são usados ​​no KFG CRC-RES para identificar novas abordagens terapêuticas. A StrikeBC coletará dados relevantes de várias fontes para desenvolver opções de tratamento individuais para câncer de bexiga. Além disso, o Epiconn identificará os biomarcadores para individualizar o tratamento da epilepsia focal e melhorar a qualidade de vida dos afetados de forma sustentável. Na primeira fase do Epiconn, 300 pessoas com epilepsia focal devem ser convidadas a participar.

    Pesquisa financiamento em medicina translacional

    A importância dos grupos de pesquisa clínica se estende além do financiamento puro. O objetivo do financiamento é intensificar a cooperação científica entre pesquisa básica e aplicação clínica e, portanto, também apoiar os processos de pesquisa translacional. A Medicina Translacional lida com a implementação dos resultados da pesquisa em assistência médica e requer uma cooperação estreita entre diferentes disciplinas.

    O básico da medicina translacional é emocionante: estudos mostram que apenas uma pequena parte de novos conceitos de pesquisa em saúde encontra uma aparência direta na prática clínica. É aqui que a iniciativa KFG entra em jogo, que promove a troca de conhecimento entre pesquisadores, terapeutas e pacientes e se concentra na melhoria da promoção da saúde, diagnóstico e terapia, de acordo com o conhecimento da tradução do conhecimento.

    Perspectivas de longo prazo

    A promoção de tais grupos de pesquisa não depende apenas do apoio monetário, mas também da criação de oportunidades estruturadas de treinamento e cooperação dentro das clínicas. O objetivo é criar uma base sólida para a pesquisa clínica e familiarizar os institutos intensivamente com os desafios e necessidades no atendimento ao paciente.

    Com o novo programa de financiamento da Ludwig Boltzmann Society e os três novos grupos de pesquisa clínica, Viena dá mais um passo para melhorar os cuidados de saúde e mostra como a pesquisa médica e a prática clínica podem andar de mãos dadas. O alto apoio financeiro e o foco no paciente: tópicos internos orientados podem ser vistos como um exemplo de pesquisa médica promissora que deseja atender às altas demandas nos cuidados de saúde.

    Details
    OrtWien, Österreich
    Quellen

Kommentare (0)