Viena em foco: Prefeitos discutem desenvolvimento urbano sustentável!
Viena sediará o 14º Fórum de Prefeitos da Cúpula Mundial das Cidades sobre desenvolvimento urbano sustentável, de 2 a 4 de julho de 2025.

Viena em foco: Prefeitos discutem desenvolvimento urbano sustentável!
A capital austríaca, Viena, está atualmente sob os holofotes do desenvolvimento urbano internacional. O 14º Fórum de Prefeitos da Cúpula Mundial das Cidades acontecerá aqui de 2 a 4 de julho de 2025. Mais de 60 cidades enviaram delegações a Viena para discutirem juntas o desenvolvimento urbano sustentável. O tema do fórum não poderia ser mais atual: “Desenvolvimento urbano sustentável”.
O evento é organizado pelo Center for Liveable Cities (CLC) e pela Urban Redevelopment Authority (URA) de Singapura. Autoridades municipais e políticos reúnem-se para debater os desafios urbanos e trocar exemplos de melhores práticas. O prefeito Michael Ludwig abordará os sucessos de Viena em suas apresentações, particularmente no que diz respeito à habitação paga, proteção contra enchentes e áreas recreativas locais.
Excursões por Viena
Para oferecer aos participantes conhecimentos práticos, também estão previstas algumas excursões. Estes levam a pontos turísticos como a Ilha do Danúbio, a Câmara Municipal, o Seestadt e o Karl Marx Hof. Estes locais visitados são exemplares do desenvolvimento urbano inovador que está a ocorrer em Viena. O facto de a cidade acolher o “Prémio Lee Kuan Yew World City” que Viena recebeu em 2020 também sugere a importância deste evento.
O prêmio é concedido a cidades que se caracterizam por um design urbano sustentável e vibrante. Este prémio destaca o compromisso de Viena com o desenvolvimento urbano e mostra o papel internacionalmente reconhecido da cidade nesta área.
Urgência de desenvolvimentos sustentáveis
Dada a rápida urbanização global, tais eventos são de extrema importância. Segundo estudos da ONU, a população urbana mais do que duplicará até 2050 e quase 70% das pessoas viverão em cidades. No entanto, 60% da infra-estrutura necessária ainda precisa de ser construída para abastecer adequadamente todos os residentes da cidade. Também preocupante é o facto de o consumo de energia e de recursos nas cidades poder gerar cerca de três quartos das emissões globais de gases com efeito de estufa permitidas pelo Acordo de Paris. O desenvolvimento urbano tem, portanto, o potencial para ter um grande impacto se forem iniciadas pequenas mudanças nos espaços urbanos.
A cooperação alemã para o desenvolvimento visa promover um desenvolvimento urbano socialmente justo, amigo do clima e resiliente, especialmente nas cidades pequenas e médias em crescimento. As medidas incluem aconselhamento sobre a integração da urbanização sustentável na cooperação para o desenvolvimento, desenvolvendo abordagens inovadoras e divulgando este conhecimento através de plataformas como CityTransitions e URBANET.
Com esta conferência de orientação internacional, Viena não só se torna um centro de desenvolvimento urbano, mas também dá um contributo decisivo para a criação de oportunidades e soluções para os desafios dos futuros residentes da cidade.