A regulamentação KIM cai: resgate para compradores ou caos no mercado imobiliário?
Gerald Gollenz discute os efeitos do fim da regulamentação KIM no mercado imobiliário e nos empréstimos austríacos.

A regulamentação KIM cai: resgate para compradores ou caos no mercado imobiliário?
Gerald Gollenz, presidente da associação profissional de administradores imobiliários e de ativos do WKÖ, comentou hoje sobre o fim iminente do regulamento KIM, que estabeleceu regras rígidas para empréstimos residenciais nos últimos anos. “Os tempos de regulamentações ultrapassadas devem finalmente acabar”, enfatiza Gollenz, ao mesmo tempo que aborda claramente os efeitos negativos destas regulamentações no mercado imobiliário austríaco. Alto immobilien-redaktion.com O regulamento KIM levou a um declínio dramático nas novas atividades de construção e renovação, que chega a 80% em todo o país.
Os efeitos são óbvios: mais de 400 empresas de corretagem imobiliária e de promoção imobiliária jogaram a toalha nos últimos dois anos. Profissões como prestadores de serviços financeiros, notários, advogados, engenheiros civis e arquitetos também se queixam de enormes perdas de lucros. “Este é um desenvolvimento alarmante”, diz Gollenz, alertando para as consequências catastróficas que a continuação da existência de regras rigorosas poderia ter para o mercado imobiliário e potenciais compradores.
Felizmente, o dia 1 de julho de 2025 traz não apenas um adeus ao Regulamento KIM, mas também uma onda de novos regulamentos que visam estabilizar o mercado imobiliário. Isto significa que os bancos poderão utilizar empréstimos mais flexíveis no futuro. As autoridades querem criar um acesso ao mercado imobiliário que seja mais justo e mais acessível. A esperança é que os casais e famílias mais jovens possam beneficiar à medida que os cálculos máximos do valor do empréstimo e do rácio do serviço da dívida são ajustados. De acordo com betterhomes.at, o rácio empréstimo-valor máximo será flexibilizado, o que significa que os bancos poderão abrir excepções aos requisitos de capital em certos casos.
Oportunidades e riscos no mercado imobiliário
Então, o que exatamente está mudando? As instituições de crédito podem finalmente oferecer prazos mais longos em determinadas situações excepcionais e o rácio máximo do serviço da dívida de 40 por cento do rendimento das famílias pode agora ser alargado em certos casos. Segundo os especialistas, estas alterações poderão impulsionar a procura no segmento de preços médios e estabilizar ou aumentar ligeiramente os níveis de preços nas regiões urbanas.
Apesar de todos estes desenvolvimentos positivos, recomenda-se cautela. A flexibilização poderá levar os mutuários a tomarem decisões financeiras mais descuidadas. Os bancos continuam, portanto, obrigados a verificar cuidadosamente a solvabilidade dos seus clientes. Com todos estes ajustes, é importante que os potenciais compradores pensem cuidadosamente sobre as suas opções financeiras e procurem aconselhamento financeiro independente numa fase inicial, a fim de obterem uma visão geral das diversas ofertas.
Tendo em conta a situação difícil provocada pelo regulamento KIM, muitos potenciais compradores estão agora motivados a fazer perguntas e a realizar discussões de financiamento. “É um raio de esperança para a economia austríaca”, concluiu Gollenz. As próximas semanas e meses mostrarão se o mercado imobiliário na Áustria pode realmente beneficiar deste movimento de viragem, ou se as sombras do passado continuarão a pesar sobre ele. Aliado a um bom plano e conselhos sólidos, nada impede o seu sonho de ter a casa própria.