NEOS apresenta nova equipa para o futuro de Viena no conselho local!
NEOS Viena apresenta novas caras no conselho local, enquanto SPÖ e NEOS continuam a sua coligação. Reunião no dia 10 de junho.

NEOS apresenta nova equipa para o futuro de Viena no conselho local!
Hoje, 10 de junho de 2025, o novo conselho municipal de Viena e o novo parlamento estadual foram constituídos em um ambiente cerimonial na prefeitura. O NEOS apresentou a sua nova equipa para a próxima legislatura. Selma Arapović foi eleita presidente do clube, com Markus Ornig e Stefan Gara como seus suplentes. Philipp Blass assumiu o cargo de diretor do clube. Os NEOS conseguiram obter 10% dos votos nas eleições de Viena, o que resultou num aumento agradável no tamanho do clube da Câmara Municipal. A vice-prefeita Bettina Emmerling e seis representantes do último mandato também permanecem representados no conselho local e no parlamento estadual.
Novos no NEOS Town Hall Club são Jing Hu, Maria In der Maur-Koenne, Lukas Burian e Arabel Bernecker-Thiel. Jing Hu, farmacêutico e dono de restaurante treinado, é o primeiro candidato NEOS a ingressar no conselho local com um mandato básico. Maria In der Maur-Koenne traz sua experiência como advogada para consultoria em direito de família e sucessões, enquanto Lukas Burian, que trabalha como gerente de canal no programa de digitalização da ÖGK, está apaixonadamente comprometido com a comunidade arco-íris. Arabel Bernecker-Thiel, uma cientista política com foco na política de migração, também é uma mais-valia para a equipa.
Reestruturação governamental e programa de coalizão
A reunião constituinte ocorreu paralelamente à posse de 100 vereadores e à eleição dos vereadores. Na sua declaração governamental, o presidente da Câmara Michael Ludwig, do SPÖ, falou de uma coligação vermelho-rosa estável que permanece próxima da antiga formação. Nova nas fileiras dos vereadores é Barbara Novak, que sucede a Peter Hanke como vereadora de economia e finanças. A distribuição dos assentos no parlamento da cidade mostra o SPÖ com 43 assentos, seguido do FPÖ com 22 assentos, dos Verdes com 15 e do NEOS com 10 assentos, o que significa um aumento de dois mandatos. O ÖVP também enfrenta uma perda de 12 assentos para 10.
O novo programa de coligação, que foi apresentado no brasão da Câmara Municipal de Viena, intitula-se “Upswing Coalition”. Enfrenta os desafios actuais com uma clara ênfase no estímulo económico e na coesão social. Estão planeados investimentos em digitalização, tecnologia e inteligência artificial, a fim de estabelecer Viena como “o motor económico da Áustria”. O objetivo é também acolher o Festival Eurovisão da Canção em 2026. No que diz respeito aos objetivos climáticos, a cidade estabeleceu o objetivo de se tornar neutra para o clima até 2040. Isto envolve inúmeras medidas: a expansão dos sistemas fotovoltaicos, a criação de 400.000 metros quadrados de novos parques e espaços verdes e a expansão das ciclovias urbanas andam de mãos dadas com o desejado código de integração vienense.
Foco na educação e integração
Há também um grande foco na educação, com a melhoria da oferta de cuidados infantis em jardins de infância e apoio linguístico direcionado para crianças que necessitam de apoio linguístico. As medidas visam facilitar a entrada lateral de especialistas do ensino fundamental. A modernização da infra-estrutura hospitalar e a expansão dos centros regionais de saúde também estão na agenda do novo governo.
O NEOS e o SPÖ estão numa posição forte e estão optimistas de que os próximos cinco anos trarão um desenvolvimento positivo para a cidade, tanto económica como socialmente. “Temos a sensação de que teremos uma boa mão”, disse Selma Arapović ao apresentar os novos desafios e temas.
Para uma visão profunda dos desenvolvimentos do novo conselho municipal de Viena e da política de coligação, deverá visitar os relatórios do ots.at, a imprensa e presse.wien.gv.at. Eles fornecem uma visão abrangente dos novos rostos e medidas planejadas na Câmara Municipal de Viena. Os próximos meses mostrarão se as elevadas expectativas poderão realmente ser concretizadas.